Desempenho Escolar e Sintomas de Depressão, Ansiedade e Estresse em Adolescentes

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.1590/0102.3772e372117%20%20%20

Mots-clés :

Desempenho escolar, Depressão, Ansiedade, Estresse, Adolescência

Résumé

Objetivou-se verificar a correlação entre desempenho escolar, sintomas de depressão, ansiedade e estresse em 432 estudantes de escolas públicas, de idades entre 15 e 18 anos. Os instrumentos foram uma ficha de dados sociodemográfica, a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (EDAE-A) e as notas nas disciplinas/áreas dos três trimestres letivos. Análises descritivas, bem como teste U de Mann-Whitney e correlação de Spearman foram realizadas. Verificou-se correção fraca e negativa entre desempenho escolar e sintomas de ansiedade e depressão, tendo os adolescentes de escolas de turno integral, maior desempenho e menores sintomas de depressão e ansiedade que os da escola regular. Adolescentes mais novos apresentaram maiores sintomas de estresse e adolescentes do sexo feminino possuem maiores sintomas de depressão e ansiedade.

Biographies de l'auteur-e

  • Ângela Maria Horn, Ms, IMED, Passo Fundo, RS, Brasil

    Psicóloga, Mestre em Psicologia (IMED)

  • Kélin Aparecida da Silva, IMED, Passo Fundo, RS, Brasil

    Psicóloga, Mestranda em Psicologia (IMED)

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Publié

2021-10-08

Numéro

Rubrique

Estudos Empíricos

Comment citer

Desempenho Escolar e Sintomas de Depressão, Ansiedade e Estresse em Adolescentes. (2021). Psicologia: Teoria E Pesquisa, 37. https://doi.org/10.1590/0102.3772e372117

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