A adolescência em perspectiva: um exame da variabilidade da passagem à idade adulta entre diferentes sociedades

Autores/as

  • Daniela Teixeira Dutra Viola Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ângela Maria Resende Vorcaro Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3448

Palabras clave:

Psicanálise, Etnologia, Adolescência, Ritos de passagem

Resumen

Este artigo propõe um exame da adolescência a partir de um debate entre a psicanálise e a etnologia. Considerando a variabilidade dessa passagem em diferentes sociedades, apresentamos alguns recortes extraídos de estudos etnológicos a fim de compreender o que garante essa operação em culturas não ocidentais. Com esse percurso, visamos contribuir para um melhor entendimento das coordenadas de Freud e de Lacan acerca da puberdade e seus desdobramentos no laço social, bem como vislumbrar novas leituras dos problemas da adolescência na contemporaneidade.

Biografía del autor/a

  • Daniela Teixeira Dutra Viola, Universidade Federal de Minas Gerais

    outora em Psicologia pela UFMG. Possui graduação em Psicologia, especialização em Teoria Psicanalítica e mestrado em Psicologia, também pela UFMG. Atua como psicóloga clínica e pesquisadora. Participante do LAPE (Laboratório de Psicologia e Educação do Departamento de Psicologia da UFMG).

  • Ângela Maria Resende Vorcaro, Universidade Federal de Minas Gerais

    Psicóloga, professora adjunta no departamento de psicologia da UFMG. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq ”“ nível 2, doutora em psicologia clínica pela PUC São Paulo.

Publicado

2019-02-20

Número

Sección

Artigos Teóricos

Cómo citar

A adolescência em perspectiva: um exame da variabilidade da passagem à idade adulta entre diferentes sociedades. (2019). Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3448