Diferenças de gênero na criatividade: uma revisão bibliográfica

Autores/as

  • Tatiana de Cássia Nakano
  • Karina da Silva Oliveira
  • Priscila Zaia

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e372116

Palabras clave:

sex; creative potential; divergent thinking; state of the art

Resumen

Com o objetivo de compreender a influência das diferenças de gênero na criatividade, uma revisão da literatura científica foi feita nas bases eletrônicas Scielo, Pepsic, Periódicos CAPES, Academic Search PremierAcademic Search Elite e MEDLINE Complete. A análise de 105 publicações mostrou que a maior parte dos trabalhos foi publicada nos Estados Unidos, predominantemente em adultos, fazendo uso do Teste de Torrance, analisando-se os dados por meio de análise da variância. Em 54,29% dos trabalhos foram relatadas a existência de diferenças de gênero na criatividade, mais comumente a favor das mulheres. Recomenda-se cautela na interpretação dos resultados visto que os mesmos oscilaram em função do método utilizado no estudo. 

 

Referencias

Abraham, A. (2016). Gender and creativity: an overview of psychological and neuroscientific literature. Brain Imaging and Behavior, 10, 609-618. doi: 10.1007/s11682-015-9410-8
Alencar, E. M. L. S. (1975). Efeitos de um programa de treinamento de criatividade em alunos de 4ª e 5ª séries. Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, 27 (4), 3-15. Retrieved from: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/abpa/article/view/17533/16278.
Alencar, E. M. L. S. (1997). O estímulo à criatividade no contexto universitário. Psicologia Escolar e Educacional, 1 (2/3), 29-37. Retrieved from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pee/v1n2-3/v1n2-3a04.pdf.
Almeida, L., Nogueira, S. I., Jesus, A. L., & Mimoso, T. (2013). Valores e criatividade em trabalhadores portugueses. Estudos de Psicologia (Campinas), 30 (3), 425-435. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2013000300012
Aluja-Fabregat, A., Colom, R., Abad, F., & Juan-Espinosa, M. (2000). Sex differences in general intelligence defined as g among young adolescents. Personality and Individual Differences, 28, 813-820. doi: https://doi.org/10.1016/s0191-8869(99)00142-7
Aranha, M.A.R.C. (1997). Creativity in students and its relation to intelligence and peer perception. Interamerican Journal of Psychology, 31 (2), 309-313.
Azevedo, R. F. L. (2010) A Percepção Pública sobre os contadores: “Bem ou mal na foto?” (Master’s thesis). Doi: 10.11606/D.12.2010.tde-28102010-165136
Baer, J. (1999). Gender Differences. In M.A. Runco & S.R. Pritzker (Orgs.), Encyclopedia of Creativity. (p. 753-758). San Diego, CA: Academic Press.
Baquedano, M. T. S. A., & Lizarraga, M. L. S. A. (2012). A Correlational and Predictive Study of Creativity and Personality of College Students. The Spanish Journal of Psychology, 15 (3), 1081-1088. doi: http://dx.doi.org/10.5209/rev_SJOP.2012.v15.n3.39398
Bart, W. M., Hokanson, B., Sahin, I., & Abdelsamea, M. A. (2015). An investigation of the gender differences in creative thinking abilities among 8th and 11th grade students. Thinking Skills and Creativity, 17, 17-24. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.tsc.2015.03.003
Beghetto, R. A.; Kaufman, J. C.; Baxter, J. (2011). Answering the unexpected questions: Exploring the relationship between students' creative self-efficacy and teacher ratings of creativity. Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, 1, 1-8. doi: https://doi.org/10.1037/a0022834
Candeias, A. A. (2008). Criatividade: Perspectiva integrativa sobre o conceito e a sua avaliação. In: M. F. MORAIS & S. BAHIA (Orgs.), Criatividade: Conceito, necessidades e intervenção (p. 41- 64). Braga, Portugal: Psiquilíbrios.
Cavalcanti, M. M. P. (2009). A relação entre motivação para aprender, percepção do clima de sala de aula para criatividade e desempenho escolar de alunos do 5º ano do ensino fundamental (Master’s Thesis). Retrieved from: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4399.
Chae, S. (2003). Adaptation of a picture-type creativity test for pre-school children. Language Testing, 20(2), 179-188. doi: https://doi.org/10.1191/0265532203lt251oa
Chen, C., Kasof, J., Himsel, A. J., Greenberger, E., Dong, Q., & Xue, G. (2002). Creativity in drawings of geometric shapes: A cross-cultural examination with the consensual assessment technique. Journal of Cross-Cultural Psychology, 33 (2), 171-187. doi: https://doi.org/10.1177/0022022102033002004
Cheung, P. C., & Lau, S. (2013). A tale of two generations: creativity growth and gender differences over a period of education and curriculum reforms. Creativity Research Journal, 25 (4), 463 ”“ 471. doi: https://doi.org/10.1080/10400419.2013.843916
Colom, R., Juan-Espinosa, M., Abad, F., & García, L. F. (2000). Negligible sex differences in general intelligence. Intelligence, v. 28, n. 1, p. 57-68. doi: https://doi.org/10.1016/s0160-2896(99)00035-5
De La Torre, S. 2005. Dialogando com a criatividade. São Paulo: Madras.
Dikici, A. (2014). Relationships between Thinking Styles and Behaviors Fostering Creativity: An Exploratory Study for the Mediating Role of Certain Demographic Traits. Educational Sciences: Theory & Practice, 14 (1), 179-201. doi: 10.12738/estp.2014.1.1939
Dudek, S. Z., Strobel, M. G., & Runco, M. A. (1993). Cumulative and proximal influences on the social environment and children´s creative potential. Journal of Genetic Psychology, 154 (4), 487-499. 1993. doi: https://doi.org/10.1080/00221325.1993.9914747
Eysenck, H. (1999). As formas de medir a criatividade. In: M.A. Boden (Ed.), Dimensões da criatividade (p. 203-225). Porto Alegre: Artes Médicas.
Filho, P. G. S., & Alencar, E. M. L. S. (2003). Habilidades de pensamento criativo em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas. Estudos de Psicologia (Campinas), 20 (3), 23-35. doi: https://doi.org/10.1590/s0103-166x2003000300002
Fleith, D. S., & Alencar, E. M. L. S. (2005). Escala sobre o clima para criatividade em sala de aula. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 21, 85-91. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000100012.
Fleith, D. S., & Alencar, E. M. L. S. (2006). Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade. Psicologia em Estudo, 11 (3), 513-521. doi: https://doi.org/10.1590/s1413-73722006000300007
Fleith, D. S., & Alencar, E. M. L. S. (2008). Características personológicas e fatores ambientais relacionados à criatividade do aluno do Ensino Fundamental. Avaliação Psicológica, 7 (1), 35-44. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v7n1/v7n1a06.pdf .
Fleith, D. S., & Alencar, E. M. L. S. (2012). Autoconceito e Clima Criativo em Sala de Aula na percepção de alunos do ensino fundamental. Psico-USF, 17 (2), 195-203. doi: https://doi.org/10.1590/s1413-82712012000200003
Garaigordobil, M., & Berrueco, L. (2011). Effects of a Play Program on Creative Thinking of Preschool Children. The Spanish Journal of Psychology, 14 (2), 608-618. doi: https://doi.org/10.1590/s1413-82712012000200003
Ghayas, S., Akhter, S., & Adil, A. (2012). Impact of Gender and Subject on the Creativity Level of High and Low Achievers. Journal of the Indian Academy of Applied Psychology, 39 (1), 150-156.
Gontijo, C. H., & Fleith, D. S. (2009). Motivação e criatividade em matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos do ensino médio. ETD ”“ Educação Temática Digital, 10 (v. especial), 147-167. doi:
http://dx.doi.org/10.20396/etd.v10in.esp..939
Gralewski, J., & Karwowski, M. (2013). Polite Girls and Creative Boys? Student’s Gender Moderates Accuracy of Teacher’s Ratings of Creativity. The Journal of Creative Behavior, 47 (4), 290-304. doi: 10.1002/jocb.36
Horner, M. S. (1972). Toward an understanding of achievement related conflicts in women. Journal of Social Issues, 28, 15-20. doi: https://doi.org/10.1111/j.1540-4560.1972.tb00023.x
Kemmelmeier, M., & Walton, A. P. (2016). Creativity in Men and Women: Threat, Other-Interest, and Self-Assessment. Creativity Research Journal, 28 (1), 78-88. doi: 10.1080/10400419.2016.1125266
Kiehn, M. T. (2003). Development of music creativity among elementary school students. Journal of Research in Music Education, 51 (4), 278-288. doi: https://doi.org/10.2307/3345655
Kim, J., Michael, W.B. (1995). The relationship of creativity measures to school achievement and to preferred learning and thinking style in a sample of Korean high school students. Educational and Psychological Measurement, 55 (1), 60-74. doi: https://doi.org/10.1177/0013164495055001006
Kousoulas, F. (2011). The Interplay of Creative Behavior, Divergent Thinking, and Knowledge Base in Students' Creative Expression During Learning Activity. Creativity Research Journal, 22 (4), 387-396. doi: https://doi.org/10.1080/10400419.2010.523404
Krumm, G., Lemos, V., & Filippetti, V. A. (2014). Factor Structure of the Torrance Tests of Creative Thinking Figural Form B in Spanish-Speaking Children: Measurement Invariance Across Gender. Creativity Research Journal, 26 (1), 72-81. doi: 10.1080/10400419.2013.843908
Lau, S.; & Cheung, P. C. (2015). A Gender-Fair Look at Variability in Creativity: Growth in Variability Over a Period Versus Gender Comparison at a Time Point. Creativity Research Journal, 27 (1), 87-95. doi: 10.1080/10400419.2015.992685
Leu, Y.; & Chiu, M. (2015). Creative behaviours in mathematics: Relationships with abilities demographics, affects and gifted behaviours. Thinking Skills and Creativity, 16, 40-50. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.tsc.2015.01.001
Lin, S., & Wong, C. S. (2014). The creativity level of Taiwan hospitality undergraduate students. Procedia ”“ Social and Behavioral Sciences, 144, 54-59. doi: 10.1016/j.sbspro.2014.07.273
Lynn, R. (1994). Sex differences in intelligence and brain size: a paradox resolved. Personality and Individual Differences, 17, 257-271. doi: https://doi.org/10.1016/0191-8869(94)90030-2
Lubart, T. (2007). Psicologia da criatividade. Porto Alegre: Artes Médicas. 2007.
Madjar, N., Greenberg, E., & Chen, Z. (2011). Factors for Radical Creativity, Incremental Creativity, and Routine, Noncreative Performance. Journal of Applied Psychology, 96 (4), 730-743. doi: https://doi.org/10.1037/a0022416
Matos, D. R., & Fleith, D. S. (2006). Criatividade e Clima Criativo entre Alunos de Escolas Abertas, Intermediárias e Tradicionais. Psicologia Escolar e Educacional, 10 (1), 109-120. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572006000100010
Matud, M. P., Rodrigues, C., & Grande, J. (2006). Gender differences in creative thinking. Personality and Individual Differences, 43 (5), 1137-1147. doi: https://doi.org/10.1016/j.paid.2007.03.006
Mendonça, P. V. C. F., & Fleith, D. S. (2005). Relação entre criatividade, inteligência e autoconceito em alunos monolingues e bilíngües. Psicologia Escolar e Educacional, 9 (1), 59-70. doi: https://doi.org/10.1590/s1413-85572005000100006
Montuori, A., Purser, R. E. (1995). Deconstructing the lone genius myth: Toward a contextual view of creativity. Journal of Humanistic Pyschology, 35 (3), 69-112. doi: 10.1177/00221678950353005
Morais, M. F. (2001). Criatividade como (re)conciliação: Indivíduo, cultura e acaso. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 1, 97-121. Retrived from: http://www.iacat.com/1-Cientifica/reconcilacion.htm.
Nakano, T. C. (2006). Teste brasileiro de criatividade infantil ”“ normatização de instrumento no ensino fundamental. (Doctoral dissertation). Retrived from: http://www.bibliotecadigital.puc-ampinas.edu.br/tde_arquivos/6/TDE-20061017T073247Z211/Publico/Tatiana%20de%20Cassia%20Nakano%201.pdf
Nakano, T. C. (2012). Criatividade e Inteligência em Crianças: Habilidades Relacionadas? Psicologia: Teoria e Pesquisa, 28(2), 149-159. doi: https://doi.org/10.1590/s0102-37722012000200003
Nakano, T. C., & Brito, M. E. (2013). Avaliação da Criatividade a partir do controle do nível de inteligência em uma amostra de crianças. Temas em Psicologia, 21 (1), 1-15. doi: https://doi.org/10.9788/tp2013.1-01
Nakano, T. C., Campos, C. R., Silva, T. F., & Pereira, E. K. G. (2011). Estilos de pensar e criar no contexto organizacional: diferenças de acordo com o cargo profissional? Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 2 (2), 171-193. doi: http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2011v2n2p171
Nakano, T. C., & Castro, L. R. (2013). Relação entre criatividade e traços temperamentais em estudantes do ensino fundamental. Psico-USF, 18 (2), 249-262. doi: https://doi.org/10.1590/s1413-82712013000200009
Nakano, T. C., Santos, E., Zavarize, S. F., Wechsler, S. M.; & Martins, E. (2010). Estilos de pensar e criar em universitários das áreas de humanas e sociais aplicadas: diferenças por gênero e curso. Psicologia: Teoria e Prática, 12 (3), 120-134. Retrived from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872010000300010
Nakano, T. C., & Wechsler, S. M. (2006). Teste Brasileiro de Criatividade Figural: proposta de instrumento. Revista Interamericana de Psicologia, 40, 103-110. Retrived from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-96902006000100011
Nakano, T. C., & Wechsler, S. M. (2012). Criatividade: definições, modelos e formas de avaliação. In: C. S. HUTZ, (org.). Avanços em avaliação psicológica de crianças e adolescentes II. (p. 327-361). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012.
Nakano, T. C., Wechsler, S. M., & Primi, R. (2011). Teste de criatividade figural infantil: Manual técnico. São Paulo, SP: Vetor.
Oliveira, Z. M. F. (2010). Fatores influentes no desenvolvimento do potencial criativo. Estudos de Psicologia (Campinas), 27 (1), 83-92. doi: 10.1590/S0103-166X2010000100010
Osborn, A. F. (1975). O poder criador da mente: princípios e processos do pensamento criador e do brainstorming. São Paulo: Ibrasa..
Phipps, S. T. A., Prieto, L. C. (2015). Women versus men in entrepreneurship: A comparison of the sexes on creativity, political skill, and entrepreneurial intentions. Academy of Entrepreneurship Journal, 21 (1), 32-43. Retrived from: https://www.researchgate.net/publication/281927490_Women_versus_men_in_entrepreneurship_A_comparison_of_the_sexes_on_creativity_political_skill_and_entrepreneurial_intentions
Raels, A. R., Bahraml, S., Yousefl, M. (2013). Relationship Between Information Literacy and Creativity: A Study of Students at the Isahan University of Medical Sciences. Materia Socio Medica, 25 (1), 28-31. doi: 10.5455/msm.2013.25.28-31
Reis, C. L. (2005). Escala de Perfil Criativo Profissional: validade e precisão de instrumento. (Doctoral dissertation).
Rodrigues, C. J. S., & Alencar, E. M. L. S. (1983). Um estudo do pensamento criativo em alunos do 1º grau. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 35 (1), 113-122. Retrived from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pee/v1n2-3/v1n2-3a04.pdf
Rosa, J. A., Qualls, W. J, & Ruth, J. A. (2014). Consumer creativity: Effects of gender and variation in the richness of vision and touch inputs. Journal of Business Research, 67, 386-393. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.jbusres.2012.12.023
Runco, M. A., Millar, G., Acar, S, & Cramond, B. (2010). Torrance tests of creative thinking as predictor of personal and public achievement: a fifty-year follow-up. Creativity Research Journal, 22 (4), 361-368. doi: https://doi.org/10.1080/10400419.2010.523393
Sakamoto, C. K. (2000). Criatividade: uma visão integradora. Psicologia: Teoria e Prática, v. 2, n. 1, p. 50-58. Retrived from: http://www.mackenzie.com.br/fileadmin/Editora/Revista_Psicologia/Teoria_e_Pratica_Volume_2_-_Numero_1/art3.PDF
Sternberg, R. J. (2006). Creating a Vision of Creativity: The First 25 Years. Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, S (1), 2-12. doi: https://doi.org/10.1037/1931-3896.s.1.2
Tentes, V. T. A. (2011). Superdotados e Superdotados Underachiervers: um estudo comparativo das características pessoais, familiares e escolares. (Doctoral dissertation). Retrived from: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8825
Torrance, E. P. (1965). Rewarding creative behavior: Experiments in classroom creativity. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.
Torrance, E. P. (1974). Norms-technical manual Torrance Tests of Creative Thinking: Verbal Tests, Forms A and B, Figural Tests, Form A and B. Lexington, Ma: Ginn and Company.
Torrance, E. P. (1990). Torrance tests of creative thinking. Benseville, Ilinois: Scholastic Testing Service.
Tsai, K. C. (2014). An Exploratory Study of Investigating the Creative Potential of Taiwanese Children. Journal of Educational, Health and Community Psychology, 3 (1), 6-17.
Urban, K., & Yellen, H. (1996). Manual of The Test for Creative Thinking - Drawing Production (TCT-DP). Amsterdam: Harcourt.
Virgolim, A. M. R., & Alencar, E. M. L. S. (1993). Habilidades de pensamento criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais. Psicologia Teoria e Pesquisa, v. 9, n. 3, p. 601-610.
Wallach, M. A., & Kogan, N. (1965). Modes of thinking in young children. New York: Holt, Rinehart & Winston.
Wechsler, S. M. (1987). Efeitos do treinamento em criatividade em crianças bem dotadas e regulares. Arquivos Brasileiro de Psicologia, v. 4, p. 95-110.
Wechsler, S. M. (2008). Criatividade: descobrindo e encorajando. São Paulo: Editora Psy.
Wechsler, S. M., Nunes, M. F. O., Schelini, P. W., Ferreira, A. A., & Pereira, D. A. P. (2010). Criatividade e Inteligência: analisando semelhanças e discrepâncias no desenvolvimento. Estudos de Psicologia, 15 (3), 243-250. doi: https://doi.org/10.1590/s1413-294x2010000300003
Xiong, Y., Li, Y., Chen, Y., Yuan, P., Fan, Y., & Jiang, W. (2015). The creative investigation of brain activity with EEG for gender and left/right-handed differences. Journal of Mechanics in Medicine and Biology, 15 (4), 1”“12. doi: https://doi.org/10.1142/s0219519415500542

Publicado

2021-09-30

Número

Sección

Revisão da Literatura

Cómo citar

Diferenças de gênero na criatividade: uma revisão bibliográfica. (2021). Psicologia: Teoria E Pesquisa, 37. https://doi.org/10.1590/0102.3772e372116