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“Curtindo um som”: juventude e música no cotidiano escolar e no ensino de Sociologia na educação básica

Autores

Palavras-chave:

juventudes, sociologia, música, escola, ensino

Resumo

Tomando a sociabilidade como dimensão central para pensar as juventudes, tal presença na escola é comunicada pelas culturas juvenis performadas pelos agrupamentos identitários expressos no consumo de bens culturais e na ostentação de visuais e comportamentos típicos. A partir disso, este trabalho reflete sobre a dimensão da juventude sob um duplo olhar: de um lado, a pesquisa acadêmica com a aplicação de 1313 questionários e 11 grupos focais com estudantes de ensino médio no Ceará; e de outro, a experiência como docente de Sociologia na rede pública, usando música como estratégia didática como modo de pensar sobre as juventudes, no que destacamos a criação de uma sequência didática chamada Seminário Culturas Juvenis. Colocando o próprio estudante a refletir sobre as representações juvenis em agrupamentos identitários musicais do passado e do presente, somado aos dados
empíricos, permitiu compreender as juventudes e seus diálogos com as representações sociais e teóricas do que é “ser jovem” e que possibilidades de reflexão o olhar sociológico enseja no cotidiano escolar sobre o tema.

Biografia do Autor

  • Bruna Muniz da Silva, Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC)

    Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2013), com mestrado em Políticas Públicas e Sociedade (2016) pela mesma instituição. É professora de Sociologia da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) no ensino médio e já foi professora supervisora do PIBID. Atualmente, é doutoranda em Sociologia na Universidade Federal do Ceará.

  • Irapuan Peixoto Lima Filho, Universidade de Ceará (UFC)

    Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2002), mestre (2004) e doutor (2010) em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, onde é professor associado no Departamento de Ciências Sociais, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio). É pesquisador do Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (Lepec).

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Publicado

08/15/2024

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Como Citar

“Curtindo um som”: juventude e música no cotidiano escolar e no ensino de Sociologia na educação básica. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 60–87, 2024. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/revistapos/article/view/50786. Acesso em: 18 jan. 2025.