Michel Maffesoli e a pós-modernidade

Autores

Palavras-chave:

pós-modernidade, mudança social, contemporaneidade.

Resumo

Qual o entendimento que se deve ter sobre a noção de “pós-modernidade”? Assumindo uma posição de clara extrapolação do campo da estética, é uma verdadeira consideração sociológica do termo que encontramos na obra de Michel Maffesoli. Depois de rapidamente apresentar suas noções centrais, anteriores ao emprego da noção, e
indispensáveis para tornar sua compreensão assimilável – focando especialmente na questão da potência societal –, buscaremos apresentar, então, aquilo que ele entende por pós-modernidade e as principais características que a ela atribui, como também a maneira com a qual busca dar conta de uma teoria de mudanças e invariâncias nas sociedades humanas. A identificação da pós-modernidade com um “estado nascente” na contemporaneidade, marcado pela saturação da matriz prometeica e pelo ressurgimento do ideal comunitário, deverá ser vislumbrada ao fim do trabalho.

Biografia do Autor

  • Renan da Silva Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2021). Foi membro do Programa de Educação Tutorial (PET) Ciências Sociais entre os anos de 2018-2021. Cursa atualmente Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia na UFRN.

Referências

ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

BALANDIER, Georges. Sens et puissance: les dynamiques sociales. Paris: Presses Universitaires de France, 2004.

BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Editora 34, 2011.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. A era da informação: economia, sociedade e cultura; v.2. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

_______________. Introduction à la mythodologie: mythes et societés. Albin Michel, 1996.

LASH, Scott. A reflexividade e seus duplos: estrutura, estética, comunidade. In: BECK, Ulrich; GIDDENS, Anthony; LASH, Scott. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Editora UNESP, 2012.

MAFFESOLI, Michel. La contemplation du monde: figures du style communautaire. Paris: Éditions Grasset & Fasquelle, 1993.

__________________. Logique de la domination. Paris: Presses Universitaires de France, 1976.

__________________; PESSIN, Alain. La violence fondatrice. Paris: Éditions Du Champ Urbain, 1978.

__________________. La conquête du présent: por une sociologie de la vie quotidienne. Paris: Desclée de Brouwer, 1998.

__________________. La violence totalitaire. Paris: Desclée de Brouwer, 1999.

__________________. L’ombre de dionysos. Paris: Librarie des Méridiens, 1985.

__________________. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.

__________________. O tempo retorna: formas elementares da pós modernidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

__________________. O conhecimento Comum: compêndio de sociologia compreensiva. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.

__________________. A pós-modernidade se orienta para “algo de anarquista”. In: Em Questão, vol. 19, núm. 2, julio-diciembre, 2013, pp. 11-19.

MARCUSE, Herbert. Eros e Civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Rio de Janeiro: Zahar, 1975,

NEVES, Luiz Felipe Baêta. Tribalismo – Vida e teoria em Michel Maffesoli. In: O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.

NIETZSCHE, Friedrich. A visão dionisíaca do mundo, e outros textos de juventude. São Paulo: Martins Fontes, 2019.

WAIZBORT, Leopoldo. As aventuras de Georg Simmel. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Sociologia da FFLCH-USP/Editora 34, 2013.

Downloads

Publicado

01/18/2025 — Atualizado em 08/15/2024

Como Citar

Michel Maffesoli e a pós-modernidade. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 128–144, 2024. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/revistapos/article/view/48782. Acesso em: 18 jan. 2025.