O ensino de sociologia e a escola democrática

desafios e possibilidades

Autores

Palavras-chave:

Ensino de sociologia, Escola, Democracia

Resumo

O ensaio visa discutir alguns desafios e possibilidades do ensino de sociologia na escola democrática. Parte-se de uma perspectiva histórica sobre o ensino de sociologia no Brasil, para em seguida, problematizar a relação entre o Estado, educação e democracia na contemporaneidade. A hipótese do debate é que os princípios epistemológicos do ensino de sociologia quando concretizados na prática pedagógica impulsionam a construção de uma escola democrática, porém, também encontra barreiras macroestruturais de uma elite econômica e política que não aceita um Estado de bem estar social coletivo. O texto é originário da palestra de abertura do VII Simpósio Paranaense de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ocorrido em 2021.  



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Publicado

12/16/2022

Como Citar

O ensino de sociologia e a escola democrática: desafios e possibilidades. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 73–85, 2022. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/revistapos/article/view/43030. Acesso em: 18 jan. 2025.