Apresentação

Autores/as

Biografía del autor/a

  • Nayra Joseane e Silva Sousa, Universidade de Brasília (UnB)

    Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e graduada em Ciências Sociais pela mesma universidade. Associada efetiva da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Professora de Sociologia do Ensino Médio Público no Maranhão (SEDUC-MA). Atualmente é pesquisadora no Laboratório Matula - sociabilidades, diferenças e desigualdades (DAN/UnB) e no Grupo de Pesquisa em Antropologia, Política e Economia (GAPE/UFPI).

  • Matheus Pereira de Andrade, Universidade de Brasília (UnB)

    Mestrando em Antropologia Social pela Universidade Brasília - UnB. Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é aluno pesquisador no Laboratório de Antropologia da Ciência e da Técnica da Universidade de Brasília (LACT/UnB), faz parte do Atelier de Etnografias e Narrativas Antropolíticas (ATENA/ InEAC/UFF).

  • Dyane Brito Reis Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

    Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Pós Doutora em Sociologia pela USP. Doutora em Educação, Mestre em Ciências Sociais e possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Vice Líder do Observatório de Política Social e Serviço Social (OPSS - UFRB) e Membro Pesquisadora do Programa A Cor da Bahia (UFBA).

  • Rosana da Silva Pereira, Universidade de Brasília (UnB)

    Doutoranda em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Educação: Conhecimento e Inclusão Social na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Sociologia da Educação e Cultura. Graduada em Ciências Sociais na modalidade Licenciatura pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e do Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGED) do Instituto Federal de Brasília-Campus Planaltina

Referencias

GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural da amefricanidade. In: Tempo Brasileiro. n. 92-93, Rio de Janeiro: Ed. Global, jan./jun. 1988.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e Sexismo na Cultura Brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, p. 223-244, 1984.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: Ensaios, intervenções e diálogos. Orgs: RIOS, Flávia; LIMA, Márcia. Editora Zahar, 2020.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e Sexismo na Cultura Brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, p. 223-244, 1984.

RATTS, Alex; RIOS, Flávia. Lélia Gonzalez. Retratos do Brasil Negro. São Paulo: Selo Negro,

SANTOS, Dyane Brito Reis. Para além das cotas: a permanência de estudantes negros no ensino superior. 2009. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

Publicado

2024-12-30

Cómo citar

Apresentação. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 10–14, 2024. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/revistapos/article/view/56715. Acesso em: 22 feb. 2025.