Hacer investigación con académicos indígenas en la UFRR: la difícil tarea de hacer antropología «de los otros» y al mismo tiempo «de nosotros mismos» los académicos.

Autores/as

Resumen

Reseña del libro Académicos indígenas en Roraima y la construcción de la interculturalidad indígena en la universidad, de João Francisco Kleba Lisboa.

Biografía del autor/a

  • Rejanne do Carmo Ramos, Universidade do Estado da Bahia

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia (PPGEDUC/UNEB), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CA-PES). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e licenciada em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). E-mail: rejanner0@gmail.com.

Referencias

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CUNHA, Manuela Carneiro da. Etnicidade: da cultura residual mas irredutível. In: CUNHA, Manuela Carneiro da. Antropologia do Brasil. 2. ed. São Paulo. Brasiliense, 1987.

LISBOA, João Francisco Kleba. Acadêmicos indígenas em Roraima e a construção da interculturalidade indígena na Universidade [livro eletrônico]. São Paulo: Bookerfield, 2022.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In.: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina, set. 2005. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf . Acesso em: 06 jun 2023.

VERMEULEN, Hans. Imigração, integração e a dimensão política da cultura. Lisboa: Edições colibri, 2001.

Publicado

2024-12-30

Cómo citar

Hacer investigación con académicos indígenas en la UFRR: la difícil tarea de hacer antropología «de los otros» y al mismo tiempo «de nosotros mismos» los académicos. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 194–198, 2024. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/revistapos/article/view/55799. Acesso em: 22 feb. 2025.