Instrumento de ação pública

edital de inclusão digital para retomada das atividades acadêmicas dos estudantes da Universidade de Brasília, no contexto da pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5984748

Palavras-chave:

Brasil, COVID-19, Ensino Remoto, Inclusão Digital, Instrumento de Ação Pública

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a instrumentalização da ação pública dos editais que estabeleceram auxílios emergenciais de apoio à inclusão digital aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica da Universidade de Brasília, no contexto das medidas de isolamento social da pandemia da Covid-19. Utilizou-se como metodologia análises quantitativas qualificadas da Pesquisa Social da UnB e entrevistas em profundidade para mapear as principais diretrizes e direcionadores estratégicos que embasaram reflexões dos acertos e das dificuldades das ações desenvolvidas para a promoção da assistência estudantil na inclusão digital, no alcance da retomada das atividades educacionais em formato remoto. Para avaliar os apontamentos dos entrevistados utilizou-se a técnica da matriz de SWOT, sendo possível identificar as experiências adquiridas com os editais na implementação do programa de inclusão digital.

Biografia do Autor

  • Cristina Borges Mariani, Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, Universidade de Brasília

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília, UnB (2021). Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA (2018). Graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Euroamericano, UniEuro (2008). Servidora pública federal da carreira de Analista de Políticas Sociais, ATPS.

  • Júlio Cezar Costa Ramos, Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, Universidade de Brasília

    É Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Especialista em Gestão Pública (UNIVASF) e Mestre em Administração Pública (UNIVASF). Atualmente, está doutorando em Desenvolvimento Sociedade e Cooperação Internacional na Universidade de Brasília (UnB) e faz parte do grupo de pesquisa Processos de Inovação e Aprendizagem em Gestão Social, da Escola Livre em Gestão Social (UnB, UFCA, UFSB e UTF). É servidor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e está como Secretário Executivo da Comissão de Ética da ANTT. Coautor e coorganizador do livro Diferentes Olhares sobre a Ética na Administração Pública no Brasil, além da temática de ética, dedica os seus estudos à mobilidade urbana, transparência pública, gestão compartilhada entre entes federativos, cooperação internacional, sustentabilidade, Gestão Social, estudos críticos em políticas públicas, entre outros. 

  • Lorena dos Santos Rodrigues, Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, Universidade de Brasília

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (2019) e graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2013). É professora na Secretaria de Educação do Distrito Federal com especialização em alfabetização. Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional , na Universidade de Brasília. 

  • Ricardo Ajax Dias Kosloski, Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, Universidade de Brasília

    Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (1981); pos graduação em Engenharia de Software (2003); e mestrado pela Universidade Católica de Brasilia (UCB) - 2005. Atualmente prof Assistente II da Universidade de Brasília (desde 2011), atuando em temas como engenharia de software, métricas de software, testes de software, qualidade e produtividade em desenvolvimento de software e uso de metodologias ativas no ensino de graduação em Engenharia de software. Participei de projetos de pesquisa envolvendo o MCTIC, em 2012/13, no projeto de dimensionamento da força de trabalho junto ao MP - Ministério do Planejamento (2018). 2020 - Atualmente cursando o doutorado UnB - Universidade de Brasília, no CEAM - Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, PPGDSI - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional no projeto sobre Desenvolvimento e Inovação para Automação de Serviços Públicos no âmbito da Transformação dos Serviços.

  • Valeria Maria Rodrigues Fechine, Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, Universidade de Brasília

    Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília. Mestra em Estatística e Métodos Quantitativos pela Universidade de Brasília (1999). Graduada em Estatística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e Ciências Contábeis - Instituição Toledo de Ensino (1994). Atualmente é consultora em metodologia e análise de dados estatísticos. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística Aplicada e Pesquisas Sociais

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Publicado

2021-12-31

Edição

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Pesquisa original

Como Citar

Instrumento de ação pública: edital de inclusão digital para retomada das atividades acadêmicas dos estudantes da Universidade de Brasília, no contexto da pandemia da COVID-19. (2021). Revista Do CEAM, 7(2), 56-78. https://doi.org/10.5281/zenodo.5984748

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