Desafios na aprendizagem proporcionado pelo sistema remoto no atual cenário de isolamento social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5943502

Palavras-chave:

Aprendizagem, Brasil, Brasília, COVID-19, Sistema remoto

Resumo

O sistema remoto associado com o processo de aprendizagem está sendo um grande desafio nos sistemas educacionais no Brasil e no mundo, e assim, diante desta realidade atual, nosso estudo se baseou em discutir a aprendizagem no ensino remoto dos estudantes de uma faculdade de saúde do Distrito Federal, durante o isolamento social. A pesquisa teve um caráter exploratório e descritivo, os participantes responderam um questionário com questões abertas e fechadas acerca de situações sociodemográficas que descrevem os seus sentimentos a certa das dificuldades encontradas no sistema remoto. Participaram da pesquisa 40 estudantes sendo a maioria do sexo feminino (84%) e grande parte sentem-se confortáveis em estudar em casa (80%), além de estarem parcialmente satisfeitos com o estudo remoto (50%). Foram encontradas dificuldades enfrentadas diariamente na jornada educativa, como o excesso de atividades/trabalhos. Ademais, as frustrações e aumento da ansiedade estão prejudicando a aprendizagem dos estudantes submetidos ao estudo de maneira remota.

Biografia do Autor

  • Alberto Augusto Martins Paiva, Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília.

    Graduando em Enfermagem pela Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília (FCE/UnB). Bolsista pelo Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília/UnB. Membro da Liga de Farmacologia aplicada a Enfermagem (LAFAE). Integra o Grupo de Pesquisa em Tecnologia do Cuidado (GPTEC), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq pela FCE/UnB.

  • Shaylla Christina de Freitas Nóbrega, Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília.

    Estudante de Enfermagem desde 2018 pela Universidade de Brasília- FCE. Atualmente monitora da disciplina Saúde e Sociedade 2: A construção social do processo saúde e doença. Trabalho como atriz na Companhia Lábios da Lua que está envolvida em vários projetos sociais, inclusive o Grooveonline Prevenção que é realizado através da associação CRECE-DF, com apoio da FUNARTE, Ministério do Turismo e Governo Federal e busca a prevenção de abuso de drogas e violência nas escolas do Distrito Federal.

  • Alessandra Lisboa da Silva, Universidade de Brasília

    Doutora em Educação/UnB (Educação em Ciências e Matemática - Educação Matemática e Criatividade). Mestra em Educação PPGE/UnB (Educação Comunicação e Tecnologias). Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas ARTEDUCA/UnB. Bacharel em Administração, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia. Coordenadora Central da Diretoria de Serviços e Projetos Especiais de Ensino (DISPRE/SUBEB/SEEDF). É líder de grupo de estudos "Projeto Matemática Todo Dia: estudos e pesquisas educacionais". Professora, supervisora, orientadora e tutora da Universidade Aberta do Brasil/UAB/UnB (desde 2006). Professoora/Mediadora/Supervisora de Cursos do Sistema Socioeducativo SINASE/ENS/UnB (desde 2010). Professora do curso de Especialização em Garantia de Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente/ENS/Endica/FE/UnB. Professora Formadora de Tutores - Centro de Educação a Distância da UnB - CEAD. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação e Promoção em Saúde, da linha Trabalho-Educação, juventude(s) e Tecnologias da Informação e Comunicação (NESPROM/UnB). Pesquisadora Grupo de Pesquisas e Investigações em Educação Matemática (Grupo Pi/UnB). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docente: Formação, Saberes e Práticas (GEPPESP/UnB). Professora do Centro Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM/NESPROM/UnB). 

Referências

ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas - Educação, [s. l.], v. 8, n. 3, p. 348–365, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID7261_29092020134723.pdf>

AMARAL, Eliana; POLYDORO, Soely. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na Unicamp–Brasil. Linha Mestra, n. 41a, p. 52-62, 2020.

APPENZELLER, Simone et al. Novos tempos, novos desafios: estratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, 2020.

BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; DE MELLO TREVISANI, Fernando. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Penso Editora, 2015.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Traduzido por Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Tic domicílios: Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros. São Paulo.

DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [s. l.], v. 28, n. 108, p. 545-554, 2020. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362020000300545&tlng=pt>

HODGES, Charles et al. As diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da escola, professor, educação e tecnologia, v. 2, 2020.

RODRIGUES, Maria Socorro Pereira; LEOPARDI, Maria Tereza. O método de análise de conteúdo: uma versão para enfermeiros. Fortaleza: Fundação cearense de pesquisa e cultura, v. 118, 1999.

SILVA, Francisco Theogenes Macêdo et al. Adaptações e repercussões nas vivências em escola de ensino híbrido durante a pandemia por Sars-CoV-2. Revista Brasileira de Educação Médica, [s. l.], v. 45, n. 2, p. 8–12, 2021. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000200401&tlng=pt>

SILVEIRA, Ana Paula; PICCIRILLI, Giovanna Maria Recco; OLIVEIRA, Maria Eduarda De. Os desafios da educação à distância e o ensino remoto emergencial em meio a pandemia da covid-19. Revista Eletrônica da Educação, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 114–127, 2020. Disponível em: <http://revista.fundacaojau.edu.br:8078/journal/index.php/revista_educacao/article/view/224>

Downloads

Publicado

2022-02-24

Edição

Seção

Pesquisa original

Como Citar

Desafios na aprendizagem proporcionado pelo sistema remoto no atual cenário de isolamento social. (2022). Revista Do CEAM, 7(1), 110-118. https://doi.org/10.5281/zenodo.5943502

Artigos Semelhantes

1-10 de 31

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)