Território, território usado e o fenômeno do turismo
uma discussão teórico- analítica
DOI:
https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v11i2.48831Palavras-chave:
Território, Turismo, Milton Santos, Território UsadoResumo
Como uma área de conhecimento interdisciplinar, o turismo compreende categorias e metodologias de outras ciências, dentre elas, a Geografia. Dentro da ciência geográfica, mais especificamente da Geografia crítica, cuja característica é a análise complexa das relações dialéticas entre sociedade, indivíduo e meio, que se dão, necessariamente, em um território. Para a análise deste, e portanto, dos territórios do turismo, o artigo utilizará uma categoria que, ao longo de mais de trinta anos de pesquisas e obras, foi pensada e desenvolvida pelo geógrafo Milton Santos: território usado. Este artigo tem a premissa de fazer a interlocução entre o turismo e a geografia e, dentro dessa integração teórico epistemológica, estabelecer, como parâmetro analítico, a categoria de território usado como base de entendimento do território no fenômeno do turismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.