Turismo, Transporte Aéreo e Hospitalidade:
Aproximações, Distanciamentos e Enfrentamentos à Pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v10i2.39266Palavras-chave:
Turismo; Transporte Aéreo; Hospitalidade; LATAM; Covid-19;Resumo
Dialoga com os preceitos do Turismo, dos Transportes Aéreos e da Hospitalidade, percebendo-os como indissociáveis para a prática turística. Desta forma, observou como um grupo de usuários e de funcionários do transporte aéreo percebem a hospitalidade nesse setor. A metodologia utilizada foi a qualitativa, norteando-se por formulários a um grupo de clientes e de funcionários e de entrevista semiestruturada a um empregador do setor aeroviário. Ademais, fez-se um paralelo com o cenário atual de pandemia mundial da Covid-19, com o intuito de perceber possíveis novas configurações relacionadas à hospitalidade. Para tanto, analisou-se, a partir do site oficial da companhia aérea LATAM, como a mesma tem se adaptado às mudanças, bem como as respectivas avaliações de clientes sobre os protocolos da empresa, relatados na plataforma TripAdvisor. Como principais resultados, observou-se que a hospitalidade, o turismo e os transportes aéreos têm aproximações e distanciamentos e que estes são percebidos e influenciam na tomada de decisões dos consumidores.
Referências
Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC (2021, 03 de março). Painel de Indicadores do Transporte Aéreo 2018. Recuperado de https://www.anac.gov.br/assuntos/dados-e-estatisticas/mercado-de-transporte-aereo/paineis-anos-anteriores/painel-2018.
Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC (2021, 03 de março). Painel de Indicadores do Transporte Aéreo 2019. Recuperado de https://www.anac.gov.br/assuntos/dados-e-estatisticas/mercado-de-transporte-aereo/painel-de-indicadores-do-transporte-aereo.
Beni, M. C. (1998). Análise Estrutural do Turismo. São Paulo, SP: SENAC/SP.
Camargo, L. O. L. (2004). Hospitalidade. São Paulo, SP: Aleph (Coleção ABC do Turismo).
Camargo, L. O. L. (2007). A Pesquisa em Hospitalidade. Santos: XXX Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação.
Chon, K. S., & Sparrowe, R. T. (2003). Hospitalidade: conceitos e aplicações. Trad. Ana Beatriz de Miranda e Silva Ferreira. São Paulo, SP: Thomson.
Gil, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo, SP: Atlas, 6a. ed.
Guaracy, T. (2003). O sonho brasileiro: como Rolim Adolfo Amaro criou a TAM e sua filosofia de negócios. São Paulo, SP: Girafa Editora, 4ª. ed.
Kaperaviczus, A. F. (2015). A Evolução da Hospitalidade na Aviação: do Voo do “Jahú” aos Tempos atuais de Competição entre Empresas Tradicionais e “Low-cost” (Dissertação de Mestrado). São Paulo, SP: Universidade Anhembi Morumbi.
Lashley, C., & Morrison, A. (2004). Em busca da Hospitalidade: Perspectivas para um Mundo Globalizado. São Paulo, SP: Editora Manole.
Latam Airlines (2021, 06 de março). LATAM. Recuperado de https://www.latamairlines.com/br/pt.
Ministério da Saúde (2020, 31 de agosto). O que é Covid-19. Recuperado de https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca.
Ministério do Turismo (2020, 17 de março). Turismo Responsável: Selo Turismo Responsável Segurança para o consumidor e Incentivo para o turismo brasileiro. Recuperado de http://antigo.turismo.gov.br/seloresponsavel/.
Monteiro, M. G. (2006). As Relações entre Hospitalidade e Turismo: Análises e Perspectivas dos Ambientes em que ocorrem. V SeminTUR - Seminário de Pesquisa em Turismo do MERCOSUL, Caxias do Sul, RS: Universidade de Caxias do Sul.
Organização Pan-Americana de Saúde (2021, 05 de março). Folha informativa Covid-19 - Escritório da OPAS e da OMS no Brasil. Recuperado de https://www.paho.org/pt/covid19.
Page, S. (2001). Transporte e turismo. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre, RS: Bookman.
Palhares, G. L. (2001). Transporte aéreo e turismo: gerando desenvolvimento econômico. São Paulo, SP: Aleph.
Pakman, E. T. (2014). Sobre as definições de turismo da OMT: uma contribuição à história do pensamento turístico. Fortaleza, CE: Universidade do Estado do Ceará.
Roná, R. (2002). Transportes no Turismo. São Paulo, SP: Manole.
Santos, A. J. N. (2007). Hospitalidade e Serviços a Bordo de Aeronaves: O Caso da Azul Linhas Aéreas. São Paulo, SP: Universidade Anhembi Morumbi.
Silva, O. V., & Parra, C. S. (2010). Turismo Doméstico e Modal Aeroviário: A contribuição dos voos Charters. São Paulo, SP: Revista Científica Eletrônica de Turismo, ano VII, n. 13.
Silva, O. V., & SANTOS, R. C. (2009). Trajetória Histórica da Aviação Mundial. São Paulo, SP: Revista Científica Eletrônica de Turismo, ano VI, n. 11.
Sobrinho, W. P. (2020, 31 de agosto). Covid-19: 1 doente contagia 6, e casos podem dobrar em 3 dias, diz estudo. Saúde: Uol. São Paulo, SP. Recuperado de https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/10/covid-19-1-doente-contagia-6-e-casos-podem-duplicar-em-3-dias-diz-estudo.htm.
Torres, J. C. S. (2016). A hospitalidade nos aeroportos: Aeroporto Internacional Tom Jobim (Trabalho de Conclusão de Curso). Niterói, RJ: Universidade Federal Fluminense.
TripAdvisor (2021, 13 de março). LATAM Airlines. Recuperado de https://www.tripadvisor.com.br/Airline_Review-d10290698-Reviews-LATAM-Airlines.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

