Turismo de Base Comunitária: a reconstrução de identidades desde a experiência do encontro
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistacenario.v5i9.19441Palavras-chave:
Turismo de Base Comunitária. Identidade. Patrimônio.Resumo
Este artigo objetiva a discussão teórico-conceitual acerca da ideia de identidade no contexto do Turismo de Base Comunitária [TBC]. Nesse sentido, sugere uma interpretação que considera as transformações na dinâmica identitária como parte do patrimônio de um lugar. O TBC é uma alternativa ao turismo convencional e tem como marca o protagonismo da comunidade na gestão das atividades de turismo. Os modos de vida e suas formas identitárias se ressignificam a cada encontro com o outro na relação entre visitantes e visitados e está presente nos elementos que constituem a atratividade local. Reconhecer a constante reconstrução das identidades é fundamental na análise de potencialidade para o desenvolvimento dessa modalidade de turismo. Pretendemos que este trabalho seja um estímulo ao debate sobre processos de desenvolvimento de TBC e análises sobre identidades.
Referências
BARRETTO, Margarita. Turismo e legado cultural: As possibilidades do planejamento. 3 ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.
BAUMAN, Zygmunt; VECCHI, Benedetto. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2005.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994 / 10ª reimpressão, 1996. (Obras escolhidas, v. 1). p. 197-221.
CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Roger Chartier, trad. Patrícia Chittoni Ramos. ”“ Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002.
CORIOLANO, LN., and SAMPAIO, CAC. Discursos e concepções teóricas do desenvolvimento e perspectivas do turismo como indução. In BRASILEIRO, MDS., MEDINA, JCC., and CORIOLANO, LN., orgs. Turismo, cultura e desenvolvimento [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2012. pp. 49-73.
Disponível em http://books.scielo.org.
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas Ciências Sociais. 2 ed. Bauru: EDUSC, 2002.
FABRINO, Nathália Hallack. Turismo de Base Comunitária: dos conceitos à s práticas e das práticas aos conceitos. (Dissertação) Mestrado em Desenvolvimento Sustentável. Centro de Desenvolvimento Sustentável. Universidade de Brasília, Brasília. 2013. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14215.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade / Stuart Hall; tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro ”“ 11. Ed. ”“ Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
IRVING, Marta de Azevedo. Reinventando a reflexão sobre turismo de base comunitária ”“ inovar é possível? ”“ p. 108-122. (In: Turismo de Base Comunitária: diversidade de olhares e experiências brasileiras / Roberto Bartholo, Davis Gruber Sansolo e Ivan Bursztyn, organizadores. ”“ Rio de Janeiro: Letra e Imagem, 2009).
MALDONADO, Carlos. O turismo rural comunitário na América Latina: gênesis, características e políticas - p. 25-44 (In: Turismo de Base Comunitária: diversidade de olhares e experiências brasileiras / Roberto Bartholo, Davis Gruber Sansolo e Ivan Bursztyn, organizadores. ”“ Rio de Janeiro:
Letra e Imagem, 2009). Disponível em: http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes
/TURISMO_DE_BASE_COMUNITxRIA.pdf
MOESCH, Marutschka Martini. O lugar da experiência e da razão na origem do conhecimento do turismo. Revista Cenário, v. 1, p. 08-28, 2013. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/9898
PÉREZ, Xerardo Pereiro. Turismo Cultural. Uma visão antropológica. El Sauzal (Tenerife. España): ACA y PASOS, RTPC. 2009. Disponível em:
http://www.pasosonline.org/Publicados/pasosoedita/PSEdita2.pdf.
SANSOLO, Davis Gruber; BURSZTYN, Ivan. Turismo de base comunitária ”“ potencialidade no espaço rural brasileiro. ”“ p. 142-161. (In: Turismo de Base Comunitária: diversidade de olhares e experiências brasileiras / Roberto Bartholo, Davis Gruber Sansolo e Ivan Bursztyn, organizadores. ”“ Rio de Janeiro: Letra e Imagem, 2009). Disponível em: http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/TURISMO_DE_BASE_COMUNITxRIA.pdf.
SILVEIRA, Éder da Silva. História Oral e Memória: a construção de um perfil de HistoriadorEtnográfico. Métis: história & cultura ”“ v. 6, n. 12, p. 35-44, jul./dez. 2007. Disponível em http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/viewFile/835/592.
SOUZA, Julia Coelho de. Turismo Rural e Comunitário como vetores para o fortalecimento de cadeias agroalimentares familiares e agroecológicas. Revista Cenário, v. 4, p. 114-127, 2016. Disponível em http://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/21138.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.