As relações entre cultura alimentar e turismo

Autores

  • Eloísa Pereira Barroso Universidade de Brasília
  • Thalita Kalix Garcia Santana Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacenario.v4i6.18311

Palavras-chave:

Cultura Alimentar. Turismo. Gastronomia. Identidade. Memória.

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de aprofundar na discussão das relações entre cultura alimentar e turismo. Em um contexto de maior evidência comercial da gastronomia brasileira internacionalmente, haveria uma aliança entre ela e o turismo no país? Para responder à essa inquietação, trata-se, através de uma revisão teórica, da formação de cultura alimentar e como, a partir dos conceitos de cultura, identidade e memória, foram se construindo alguns dos aspectos das culturas alimentares brasileiras. A partir disso, discute-se a formação do turismo, sua relação com a cultura alimentar e o processo de construção de entendimento dessa relação no Brasil.

Biografia do Autor

  • Eloísa Pereira Barroso, Universidade de Brasília

    Prof.ª Dr.ª credenciada ao programa de pós-graduação do Departamento de História e ao Centro de Excelência em Turismo (CET) da Universidade de Brasília (UnB). Professora Adjunta 3.

  • Thalita Kalix Garcia Santana, Universidade de Brasília

    Mestranda do programa de Mestrado Profissional do Centro de Excelência em Turismo (CET) da Universidade de Brasília (UnB). 

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Publicado

16-11-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As relações entre cultura alimentar e turismo. (2016). Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 4(6), 97-1169. https://doi.org/10.26512/revistacenario.v4i6.18311

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