A Benção da Sambadeira e o Respeito que a Roupa Tem: entrevista com a mestra do samba de roda Dona Zélia do Prato
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistacalundu.v7i1.49575Palavras-chave:
Entrevista. Sambadeira. Dona Zélia do Prato.Resumo
Durante sua passagem pela cidade de São Paulo, em fevereiro de 2023, em meio a uma série de eventos de samba de roda nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, tivemos a oportunidade de receber Zélia Maria Paiva Souza, importante mestra sambadeira e representante do samba de roda, mais especificamente o samba chula do quilombo de São Braz, distrito de Santo Amaro da Purificação, Recôncavo da Bahia. Conhecida como Zélia do Prato, dona de uma risada marcante e de suntuosas indumentárias que compõem seu perfil de sambadeira, Dona Zélia, como também é chamada, nos concedeu esta entrevista regada a relatos pessoais, cantigas e trocas afetuosas, na qual as particularidades de suas experiências nos conduzem a paisagens e temporalidades expandidas. Nela, o tema do trajar-se desfia relações entre o samba e a religiosidade manifestadas para além das instituições, nas festas, no cotidiano, na socialização, naquilo que se entende como legado antepassado e que estruturou e estrutura comportamentos coletivos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Calundu
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution ( https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/ ) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o encerramento do processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.