Religiões afro-brasileiras e o olhar psiquiátrico-antropológico de René Ribeiro
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistacalundu.v3i2.23995Resumen
Na transição entre o final do século XIX e início do século XX alguns teóricos começaram o estudo das religiões afro-brasileiras, tais estudos estavam concentrados no olhar psiquiátrico-antropológico das religiões, na Bahia o nome de grande destaque foi Nina Rodrigues e no Recife destacou-se René Ribeiro. Em 1952 René Ribeiro publicou o livro “Cultos Afrobrasileiros do Recife: um estudo de ajustamento social”, em 2014, ano do centenário do pesquisador, a obra foi relançada no livro “René Ribeiro e a Antropologia dos Cultos Afro-brasileiros”. O livro é importante para entender a análise patologizante das religiões afro-brasileiras e a abordagem da democracia racial no âmbito religioso.
Sem perder de vista a análise patologizante das religiões afro-brasileiras, René Ribeiro traça o caminho para a abordagem da democracia racial no âmbito religioso, compreendendo as religiões não pelo seu potencial de agência negra, mas como instância reguladora da população negra. Portanto, o livro é uma fonte bibliográfica para entender o tratamento dispensado pela ciência e pela academia para as religiões afro-brasileiras.
Referencias
PORTUGAL, Clarice Moreira. A construção de um olhar psiquiátrico-antropológico acerca dos cultos de matrizes africanas no Brasil: uma perspectiva histórica. Anais Eletrônicos do 14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia ”“ 14º SNHCT. Belo Horizonte, Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais ”“ UFMG. Disponível em: <https://www.14snhct.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=1663>. Acesso em: 05 fev. 2019.
HUTZLER, Celina Ribeiro (Org.). René Ribeiro e a antropologia dos cultos afro-brasileiros. Recife: Ed. Universitária de UFPE, 2014.
RODRIGUES, Nina. Os africanos no Brasil. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution ( https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/ ) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o encerramento do processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.