Filosofia com crianças ”“

Um caminho forjado nas relações conflituosas entre teoria e prática e na reconstrução da figura docente

Autores

  • Maria Luzia Marcelino

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i4.4071

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Filosofia da Educação, Projeto Filosofia na Escola, Experiência Filosófica

Resumo

O texto mostra como a prática da filosofia com crianças pode mudar a trajetória pedagógica de um docente e tornar sua prática mais interessante para ele e para seus alunos. Mostra o movimento dessa prática na sala de aula ao longo de um ano de desenvolvimento de oficinas de filosofia com crianças de seis anos de idade.

Referências

CHAUÃ, Marilena. Convite à Filosofia. 12ª ed. São Paulo: Ática, 2000.

Holanda , Sérgio Buarque de. Novo dicionário da Aurélio da Língua Portuguesa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1993.

Platão . Apologia de Sócrates; Críton.1ª ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1997.

LIPMAN, M. A Filosofia vai à escola. S. Paulo. Summus, 1990.

MATTHEWS, Gareth B. A Filosofia e a Criança.São Paulo, Martins Fontes, 2001.

Downloads

Edição

Seção

Dossier "Projeto Filosofia na Escola"

Como Citar

Filosofia com crianças ”“: Um caminho forjado nas relações conflituosas entre teoria e prática e na reconstrução da figura docente. (2011). Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 4. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i4.4071