O DIÁRIO DE BORDO:

CRIANDO UMA LINHA DE FUGA SOBRE UMA LINHA DE MONTAGEM

Autores

  • Maristela Barenco C. de Mello Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i25.4798

Palavras-chave:

Diário de Bordo, Cartografia, Epistemologia dos nexos, Aprendizado, Experiência

Resumo

Este artigo apresenta e aprofunda a importância do Diário de Bordo, na Academia, como ensaio estético autoral, possibilitando ao estudante fortalecer-se em seu espaço epistêmico, de enunciação e criação, através de registros provisórios de seu processo cognitivo relacional ”“ suas interrogações, sínteses, suas questões, seus autores de referência, seu diálogo interdisciplinar.

Biografia do Autor

  • Maristela Barenco C. de Mello, Universidade de Brasília

    Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Referências

BARROS, Manoel de.Memórias Inventadas.A Terceira Infância.São Paulo: Planeta do Brasil Ltda, 2008.

CORALINA, Cora. Vintém de Cobre:Meias Confissões de Aninha. São Paulo: Global Editora, 1995.

DELEUZE, Gilles. L’ Abécedáire de Gilles Deleuze.L -Littérature. Paris: Editions Montparnasse, 1997. Vídeo. Editado no Brasil pelo Ministério da Educação. “TV Escola”, 2001.

___________. L’ Abécedáire de Gilles Deleuze.E -Enfance. Paris: Editions Montparnasse, 1997. Vídeo. Editado no Brasil pelo Ministério da Educação. “TV Escola”, 2001.

____________. Crítica e Clínica. São Paulo: Editora 34, 2004.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. (2004). Mil Platôs:Capitalismo e Esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 2004.

FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas.Uma Arqueologia das Ciências Humanas.São Paulo: Martins Fontes, 2000.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler. Em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora / Editora Autores Associados, 1985.

____________. Cartas à Guiné-Bissau.Registros de uma experiência em processo.São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação voltada à singularidade: entre Nietzsche e Deleuze, In: LINS, Daniel (Org.). Nietzsche / Deleuze: Imagem, Literatura e Educação.Simpósio Internacional de Filosofia. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2007, pp. 288-302.

GODOY, Ana. A menor das Ecologias.São Paulo: Edusp, 2008.GUATARRI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica. Cartografias do Desejo. Petrópolis: Vozes, 1986.

KOHAN, Walter Omar. Imagens da Infância. In: LINS, Daniel (Org.). Nietzsche / Deleuze: Imagem, Literatura e Educação. Simpósio Internacional de Filosofia. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2007, pp. 324-337.

LARROSA, Jorge. Tremores.Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política.Belo Horizonte: Editora da Universidade Federal de Minas Gerais, 2005.

MORIN, Edgar. Complexidade e Ética da Solidariedade. In: CARVALHO, Edgard de Assis (Org.). Ética, Solidariedade e Complexidade. São Paulo:Palas Athena, 1998, pp. 14-23.

MORIN, Edgar; MOIGNE, Jean-Louis. A Inteligência da Complexidade.Série Nova Consciência. Petrópolis: Vozes, 2000.

MELLO, Maristela Barenco Corrêa de. Uma Educação Ambiental como Estética da Existência e Epistemologia dos Nexos. A experiência sócio-educativa do Projeto Florescer. Tese de doutoramento. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Obras Completas. Seleção de Textos de Gérard Lebrun. Tradução e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. Posfácio de Antônio Cândido. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

ROCHA, Sílvia Pimenta Velloso. Tornar-se quem se é ”“a vida como exercício de estilo. In: LINS, Daniel (Org.). Nietzsche / Deleuze: Arte, Resistência. Simpósio Internacional de Filosofia 2004. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2007, pp. 292-303.

ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental:transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Estação Liberdade, 1989.

SANTOS, Boaventura de SousaPara uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente.‘Um discurso sobre as ciências’ revisitado. São Paulo: Cortez Editora, 2004, pp. 777-821.

SANTOS, Boaventura de Sousa; Meneses, M. P. (Org.). Epistemologias do Sul. Série Conhecimento e Instituições. Coimbra: Edições Almedina AS, 2009.

ZOURABICHVILI, François. O Vocabulário de Deleuze.Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O DIÁRIO DE BORDO:: CRIANDO UMA LINHA DE FUGA SOBRE UMA LINHA DE MONTAGEM. (2016). Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 25, 192-209. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i25.4798