DOUTRINA CONTRA DOUTRINA: A REVOLTA PINDORAMA DE OSWALD DE ANDRADE

Auteurs-es

  • Filipe Ceppas

DOI :

https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35126

Mots-clés :

Ensino de filosofia, doutrinação, antropofagia

Résumé

Neste texto, avalio as estratégias de combate aos ataques desferidos ao ensino de Filosofia e das humanidades de modo geral, em função de seu suposto “doutrinamento”. Argumento que, sim, somos doutrinários, se “doutrinário” significa não abrir mão de um ensino comprometido com uma ampliação radical da democratização das escolas e dos saberes. Procuro mostra, ainda, como nossos desafios podem ser enfrentados com o auxílio da filosofia antropofágica de Oswald de Andrade.

Biographie de l'auteur-e

  • Filipe Ceppas

    Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ.

Références

ANDRADE, Oswald. Do Pau-Brasil à Antropofagia, Obras completas, Vol 6, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>.

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Publié

2020-11-12

Numéro

Rubrique

Dossiê: "VI Encontro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar"

Comment citer

DOUTRINA CONTRA DOUTRINA: A REVOLTA PINDORAMA DE OSWALD DE ANDRADE. (2020). Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 2(34), 4-11. https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35126