A ESCOLA:
UMA MAQUINARIA BIOPOLÍTICA DE ROSTIDADES?
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i20.4576Referencias
AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer:o poder soberano e a vida nua I. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
BERTANI, Mauro. Sur la généalogie du bio-pouvoir. In: ZANCARINI, Jean-Claude. Lectures de Michel Foucault. À propos de “Il faul défendre la société”. Lyon: ENS Éditions, 2001.
BOREN, M. C. P.; CULBERTSON, S.; FERSTER, C. B. Princípios do comportamento. São Paulo: Hucitec, 1982.
CARVALHO, Alexandre F. de. Foucault e a função-educador: sujeição e experiências de subjetividades ativas na formação humana. Ijuí: Unijuí, 2010.
CLASTRES, Pierre. La société contre l’état. Paris: Les Éditions de Minuit, 2009.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia V.3. São Paulo: Editora 34, 1996.
DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992.
______. L’île déserte. Textes et entretiens 1953-1974. Paris: Les Éditions de Minuit, 2004.
ENGUITA, Mariano F. A face oculta da escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. 5. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1987.
______. Os anormais: Curso no Collège de France (1974-1975). São Paulo: Martins Fontes, 2001
______. Em defesa da sociedade: Curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2002.
______. Sécurité, territoire, population: Cours au Collège de France (1977-1978). Paris: Gallimard/Seul. 2004.
______. Naissance de la biopolitique: Cours au Collège de France (1978-1979). Paris: Gallimard/Seul. 2004a
______. História da sexualidade: a vontade de saber. 16. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2005
GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
GUATTARI, Félix. Caosmose. Um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34, 1992.
______. Subjetividade e história.In: GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolíticas:cartografias do desejo. 7. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2005, p. 33-148.
______. L’inconscient machinique: essais de schizo-analyse. Paris: Éditions Recherches, 2011
MACHADO DE ASSIS. Conto de Escola. In: Obras Completas. V. 14. Rio de Janeiro: W. M. Jackson Inc. Editores, 1961.
MAUSS, Marcel. Les techniques du corps. In: Sociologie et anthropologie. Paris: PUF, 2006, p. 365-386.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
OTTAVIANNI, Didier. Foucault-Deleuze: de la discipline au contrôle. In: SILVA, Emmanuel. Lectures de Michel Foucault. Foucault et la Philosophie. Lyon: ENS Éditions, 2003.
SENNETT, Richard. A cultura do novo capitalismo. São Paulo: Record, 2011.