EL SENTIDO DE LO PEDAGÓGICO EN LOS TEXTOS DE ARTURO ROIG
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i16.4420Palabras clave:
Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Sentido, Pedagogia, Relação professor-aluno, SaberResumen
Procurar o sentido que um autor propõe nos seus textos é perguntar pela direção ou a orientação com referência à tematização de alguma questão. A direção do olhar implica a ideia de tensão pois essa direção significa tender ou pelo menos olhar "para" alguma coisa. A tematização do pedagógico, entendido como a relação que se estabelece entre quem ensina, quem aprende e os saberes ou conteúdos, já foi compreendida desde muitos sentidos no decorrer da história da educação. Poder-se-ia dizer que o pedagógico está atravessado por diversos sentidos ou mundos de sentidos que refletem a complexidade do fato e das práticas que nele se geram. É por isso que procurar sentidos num autor é aclarar a direção na qual ele orientou seu olhar sem pretender ver a mesma coisa mas pretendendo olhar na mesma direção. Tentaremos procurar essa direção em alguns textos de Arturo Roig, pois achamos que a contribuição dele no âmbito do pedagógico permite conduzir o nosso olhar a um dos núcleos da questão pedagógica: a relação que se estabelece entre docente-aluno-saber.
Referencias
BAJTÃN, Mijail.Hacia una filosofía del acto ético. España: Anthropos. 1997.
ROIG, Arturo. Rostro y filosofía de América Latina. Mendoza: Ediunc. 1993.
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