OS CINCO MÉTODOS CARACTERÍSTICOS DE UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DO FILÓSOFO E PEDAGOGO ISAAC WATTS NO SÉCULO XVIII

Authors

  • Ingrid Nunes Derossi Universidade de Brasília
  • Ivoni de Freitas-Reis

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i28.4910

Keywords:

Isaac Watts, Ensino, Aperfeiçoamento da mente, Aprendizagem, Século XVIII

Abstract

O objetivo deste trabalho é abordar os métodos para o aperfeiçoamento da mente, desenvolvidos por Isaac Watts em 1741. Por tratar de instruções para o aperfeiçoamento da mente e pretender ser um minucioso guia para tutores e estudantes, essa obra foi bastante utilizada por cientistas comprometidos com o ensinar, tais como os ingleses Michael Faraday e Jane Marcet. Entretanto, apesar de encontrarmos reedições bastante atuais ela ainda é muito pouco discutida.

Author Biography

  • Ingrid Nunes Derossi, Universidade de Brasília

    Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

References

BALDINATO, José Otávio; PORTO, Paulo Alves. A química segundo Michael Faraday:Um caso de divulgação cientifica. 2009. 139 f. Dissertação ”“Interunidades em Ensino de Ciências: Modalidade Química, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

BELTRAN, Maria Helena Roxo; BELTRAN, Nelson Orlando. História da Química e Ensino: Experimentos e Atividades em Sala de Aula. In: BELTRAN, Maria Helena Roxo; SAITO, Fumikazu; SANTOS, Rosana Nunes e WUO, Wagner (Org). História da Ciência e Ensino: Propostas, Tendências e Construção de Interfaces.São Paulo. Ed. Livraria da Física, 2009, p. 173-182.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Diretrizes Curriculares para os cursos de ensino superior.Brasília: MEC, 2000.

DEL PINO, José Claudio; FRISON, Marli Dallagnol. Química: Um conhecimento científico para a formação do cidadão. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v.1, n.1, p. 36-48, Ago/Dez. 2011.

GIBBONS, Thomas. Memoirs of the Rev. Isaac Watts. London, 1780.

GIL PÉREZ, Daniel. Contribución de la Historia y de la Filosofia de las Ciencias al desarrollo de un modelo de enseñanza/aprendizaje como investigación. Revista Enseñanza de las Cien-cias, Barcelona, v.11, nº 2, p. 197 ”“212, 1993.

HODSON, Derek. Experiments in Science and Science Teaching. Educational Philosophy and Theory,New Zealand, v. 20(2), 53-66, 1988.

LOCKE, John. An Essay Concerning Human Understanding. London, 1836.

LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Bachelard: O filósofo da desilusão. Cad. Cat. Ens. Fís., Santa Catarina, v.13, nº 03, p. 248-273, Dez. 1996.

MARTINS, Carlos Estevam; MONTEIRO, João Paulo. John Locke (1632-1704).Coleção Os Pensadores, São Paulo: Editora Abril Cultural, 2ª edição, 1978.

WATTS, I. The Improvement of the Mind: or, a Supplement to the Art of Logic: Containing a Variety of Remarks and Rules for the Attainment and Communication of Useful Knowledge, in Religion, in the Sciences, and in Common Life, Londres, 1743.

How to Cite

OS CINCO MÉTODOS CARACTERÍSTICOS DE UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DO FILÓSOFO E PEDAGOGO ISAAC WATTS NO SÉCULO XVIII. (2017). Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 28, 141-155. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i28.4910