A Pele que nos Separa?
As Vidas e seus Cuidados desde Antropologias, Performances e Gestações
DOI:
https://doi.org/10.21057/10.21057/repamv15n1.2021.37607Palavras-chave:
performance, antropologia do corpo, maternagens, cuidados, especies companheirasResumo
A pele que nos separa? é uma pregunta sobre a vida, a reprodução, os cuidados, os tempos e sobre viver bem em sócio-natura. Essa pergunta emerge desde nossos lugares de mães feministas e pesquisadoras artistas situadas na escuta mutua e polimática da antropologia, o teatro, a dança butoh, o método ágama fo e a parteria/doulagem entre outras possíveis áreas cujas peles separam se com dificuldade. Nosso ensaio fotográfico, produto do trabalho criativo de XXXX , iniciado em 2018 com a gestação gemelar da performer e o acompanhamento da doula artistas no qual por meio do movimento da corpa gestante aprofundamos no território original de todes. Fruto desse processo de cuidados realizamos três performances a partir da qual foi feita a seleção de imagens aqui apresentada.
Referências
ALER, Isabel. “Transformar la ciudadanía en cuidadanía”. Matronas Profesión, v. 1, n. 12, pp. 28-30, 2011.
BURKE, Peter. The Polymath. A Cultural History from Leonardo Da Vinci to Susan Sontag. Yale University Press, 2020.
GRECO, Lucrecia. “Movimientos irreverentes. Elementos del Butoh para la enseçanaza e investigación antropológicas”. Revista Brasileira de Estudos da Presença,en prensa, 2021.
GRECO, Lucrecia; OJEDA, Paulina. “Arte gestante-Maternidades insurrectas: una narrativa del cuerpo gestante desde el Butoh y los cuidados”. Revista Sociopoética, v. 1, n. 2, pp. 187-199, 2019.
GRECO, Lucrecia; OJEDA, Paulina. “Arte gestante-Maternidades insurrectas: un estúdio escénico del periodo primal de la vida”. In e-book 2°Trans-In-Corporados. labcritica.com.br/2trans_ebook/, pp.377-388, 2020. Acesso: 19 abril, 2021.
HARAWAY, Donna. 2016. “Antropoceno, Capitaloceno, Plantacionoceno, Chthuluceno: generando relaciones de parentesco”. Revista Latinoamericana de Estudios Critico Animales, v. 1, n. 3, pp 15-26.
HARAWAY, Donna. When species meet. Mineapolis: University of Minessota Press, 2008.
HARAWAY, Donna. Seguir con el problema. Generar parentesco en el Tchuluceno. Bilbao: Consonni, 2019.
KOHN, Eduardo. How forests think. Toward an anthropology beyond the human.
Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 2013.
OMS, Organización Mundial de la Salud. Cuidados en el parto normal: una guía práctica. Cuidados en el parto normal: una guía práctica. Ginebra: Autor, 1996.
PARRA, Guillermo. “Suma Qamaña-Sumaq Kawsay. Vivir en socionatura”. In: Varese Stefano, Apffel, Frederique-Marglin e Rumrrill, Roger. (Coords). Selva vida. De la destrucción de la amazonia al paradigama de la Regeneración. Copenahue: IWGIA, 2013, pp. 83-100.
PERETTA, Éden. O soldado nu. Raízes da dança buto. São Paulo: Perspectiva, 2015.
PUIG DE LA BELLACASA, Maria. Matters of Care. Speculative Ethics in
More Than Human Worlds. Minneapolis London: University of Minnesota Press, 2017.
QUIGNARD, Pascal. El origen de la danza. Buenos Aires: Interzona, 2017.
QUIROGA, Ana. Matrices de aprendizaje. Buenos Aires: Ediciones Cinco, 1994.
TSING, Anna. Viver nas ruínas: Paisagens multiespeceis no antropoceno. Brasilia: IEB, 2019.
ZARGOCIN, Sofia. “La geopolítica del útero: hacia una geopolítica feminista decolonial en espacios de muerte lenta”. In: Cruz Hernandez Delmy Tamia e Manuel Bayón Kimenes (Coords.). Cuerpos territorios y feminismos. Compilación latinoamericana de teorías metodologías y prácticas políticas. Quito: Ediciones Abya Yala, 2020.
OBRAS em vídeo:
PLURIVERSO GERMINAL
https://vimeo.com/user34599754/download/431174382/08384780be
contraseña arte gestante
COMAPAÑERA VISCERAL
contraseña arte gestante
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lucrecia Raquel Greco, Paulina Dagnino Ojeda

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Ao ter seu trabalho aprovado e publicado, o autor compromete-se a colaborar com os processos de avaliação de outros trabalhos, em conformidade com sua disponibilidade e área de atuação.