Educação e Imigração: a importância do ensino da Sociologia para imigrantes

Autores

  • Tânia Tonhati Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.21057/10.21057/repamv13n1.2019.24298

Palavras-chave:

Migração internacional, ensino da Sociologia, crianças e adolescentes.

Resumo

O presente artigo, com caráter de ensaio, aborda de forma reflexiva, a relação entre imigração educação. Em concreto o texto tem como objetivo suscitar a necessidade de refletir sobre a importância do ensino da sociologia nas escolas com alunos imigrantes. O número de imigrantes no país vem crescendo nas duas últimas décadas e, consequentemente, também aumentou a entrada de crianças e adolescentes imigrantes no sistema educacional básico do país. Portanto, faz-se necessário pensar como a Sociologia com seus instrumentos conceituais, pedagógicos e metodológicos pode ser um locus para os alunos imigrantes e não-migrantes entenderem melhor as particularidades dos processos migratórios, suas motivações e consequências. Ademais, é relevante pensar como a disciplina de Sociologia pode contribuir para a integração sociocultural e para a socialização dos alunos imigrantes no seu novo contexto cultural. E, ainda, como essa pode colaborar para a escola valorizar as diferenças e particularidades culturais do alunato imigrante. 

Biografia do Autor

  • Tânia Tonhati, Universidade de Brasília

    Doutora pela Universidade de Londres (Goldsmiths), no Departamento de Sociologia, onde realizou pesquisa sobre migrações internacionais, política e gestão migratória, mulheres brasileiras e o campo social transnacional desenvolvido pelos migrantes brasileiros entre o Reino Unido e o Brasil, com olhar específico para família transnacional. Foi coordenadora assistente e pesquisadora na Universidade de Oxford, no projeto de pesquisa THEMIS (Theorizing the Evolution Migration System - Oxford University). Desenvolveu e coordenou pesquisas sobre a migração brasileira no Reino Unido através do Grupo de Estudos sobre os Brasileiros no Reino Unido (GEB), o que gerou publicações de relatórios e de artigos em periódicos indexados. Ademais, foi consultora da Organização Internacional das Migrações (OIM) e Organização Pan Americana da Saúde (OPAS/OMS) desenvolvendo e coordenando pesquisa sobre os novos fluxos migratórios para o Brasil e políticas públicas. Temas de interesse de pesquisa: migrações internacionais, políticas públicas, família

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Ӣ Education and Immigration: The Importance of Teaching Sociology to Immigrants

”¢ Educación e Inmigración: la importancia de la enseñanza de la sociología para los inmigrantes

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Publicado

2019-04-29

Edição

Seção

Dossiê: Migrações na América Latina e na Europa em perspectiva comparada

Como Citar

Educação e Imigração: a importância do ensino da Sociologia para imigrantes. (2019). Revista De Estudos E Pesquisas Sobre As Américas, 13(1), 268-278. https://doi.org/10.21057/10.21057/repamv13n1.2019.24298