Os contextos revolucionários: sobre mudança histórica, política e institucional em contextos revolucionários: análise comparativa das últimas duas reformas constitucionais da Bolívia (2004 e 2008) e da constituição de Cuba de 1976 (alterada em 2002)
Resumo
A atual Constituição política da Bolívia se distancia quanto ao contexto geográfico, temporal e social da Constituição de Cuba de 1976. No entanto, tomadas em paralelo, ambas plasmam uma letra da luta e revolução forjada a partir da experiência colonial e sitiada das sociedades latino-americanas; mostram, neste sentido, certos aspectos comparáveis em sua concepção de cidadania, democracia e direitos humanos. Como entender o papel central que a organização coletiva, a educação e respeito pela diferença assumem dentro de um projeto revolucionário e na formação de um homem político? A partir desta consideração, observa-se que o exame não pretende ser exaustivo, uma vez que os pontos de comparação desenvolvidos implicam um recorte geral e dependem de uma interpretação situada. O que se constrói aqui é um esforço de elucidação e encontro com parte da realidade latino-americana, com sua configuração institucional e seu marco atual de disposição política. Isso exigirá um esforço de interpretação que, a partir da sociologia histórica, aborde em termos críticos a relação que existe entre o conhecimento sociopolítico e histórico e a luta pela revolução da memória, dos sentidos e das diferentes formas de olhar o mundo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Ao ter seu trabalho aprovado e publicado, o autor compromete-se a colaborar com os processos de avaliação de outros trabalhos, em conformidade com sua disponibilidade e área de atuação.