Cultura política: a tentativa de construção de um conceito adequado à América Latina
Resumo
O presente artigo tem como objetivo redimensionar o conceito de Cultura Política para a sua melhor utilização na realidade latino-americana. Parte do princípio de que um conceito, para ser entendido como tal, precisa ser universal, no sentido de ser aplicável a todas as situações em que for necessário. No entanto, se nenhuma ciência é neutra, as Ciências Sociais, e especificamente a Ciência Política, em função dos seus objetos e da suas naturezas, são particularmente sensíveis ao ambiente sociopolítico. É o que se vê no referido conceito. Ao ter sido construído no auge da Guerra Fria, o conceito de Cultura Política incorporou toda a carga ideológica de então, constituindo-se em um perfeito fruto do seu tempo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Ao ter seu trabalho aprovado e publicado, o autor compromete-se a colaborar com os processos de avaliação de outros trabalhos, em conformidade com sua disponibilidade e área de atuação.