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Ensino jurídico crítico e reforma do sistema de justiça

uma Análise da campanha “Estudantes de Direito por justiça e Democracia” promovida pela Federação Nacional do(a)s Estudantes de Direito (FENED) no ano de 2022

Autor/innen

Schlagwörter:

movimento estudantil do direito; estudantes de direito; ensino jurídico crítico; justiça e democracia.

Abstract

O presente artigo buscou analisar o papel da Federação Nacional das e dos Estudantes de Direito, através da campanha realizada no decorrer do ano de 2022 intitulada “Estudantes de Direito por Justiça e Democracia” na disputa da consciência dos estudantes. Para tanto, contextualizamos brevemente o cenário político brasileiro e apresentamos um relato da campanha e suas diretrizes e, por fim, nos valemos de um referencial teórico crítico para abordar a questão da disputa de consciência no ensino jurídico, com viés crítico e emancipatório. Deste modo, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, que assumiu a forma de uma pesquisa teórica. Ao final, verificamos que qualquer proposta que vise a transformação precisa considerar o impacto que os futuros juristas podem causar no Brasil, na América Latina e no mundo, visto que, como observamos nos dias atuais, são estes que perpetuam, através de estruturas institucionais, práticas de violência. Contudo, é através desses jovens que podemos fomentar o pensamento crítico emancipador e alterar essa lógica de crueldade.

Autor/innen-Biografien

  • Lara Botelho Crochi, Universidade Católica de Pelotas

    Mestranda em Política Social e Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pelotas; Bacharela em Direito pela Universidade Católica de Pelotas; Advogada OAB/RS 129.384 e pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários da Universidade Católica de Pelotas (GITEP); Coordenadora Executiva do Núcleo do Estado do Rio Grande do Sul da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia.

  • Pedro da Silva Costa Machado Milheiro, Universidade Federal da Bahia

     Graduando em Direito pela Universidade Federal da Bahia; pesquisador do Núcleo de Pesquisa Empírica em Direito da UFBA (NUPEMD); membro do Centro de Estudos e Pesquisas Jurídicas (CEPEJ/UFBA); Coordenador de Ensino Jurídico e Pesquisa da Federação Nacional das e dos estudantes de direito (FENED).

  • Rafael Vidal de Paula Oliveira Gonçalves, Universidade Federal Fluminense

     Graduando em Direito pela Universidade Federal Fluminense; Vice presidente da Federação Nacional das e dos estudantes de direito (FENED); Diretor executivo da secretaria de assuntos estudantis da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD); Pesquisador no projeto voz humana; Vice presidente da comissão especial de assuntos estudantis da OAB/VR.

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Veröffentlicht

2024-09-24

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Zitationsvorschlag

Ensino jurídico crítico e reforma do sistema de justiça: uma Análise da campanha “Estudantes de Direito por justiça e Democracia” promovida pela Federação Nacional do(a)s Estudantes de Direito (FENED) no ano de 2022. Revista Latino-Americana de Criminologia, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 356–379, 2024. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/relac/article/view/51270. Acesso em: 18 jan. 2025.