Escutai os fantasmas de Pinochet

a Criminologia Cautelar em Quadrinhos

Autores

  • José Roberto Nogueira de Sousa Carvalho Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Criminologia cautelar, Ditadura militar chilena, Poder punitivo, Palavra dos mortos

Resumo

O artigo em questão visa responder à pergunta “histórias em quadrinhos podem subsidiar a crítica criminológica ao poder punitivo?”. Para isso, o trabalho em mãos faz uso de uma revisão bibliográfica da obra de Eugenio Raúl Zaffaroni, tendo em vista traçar as bases de sua “criminologia cautelar”, bem como de uma análise da história em quadrinhos, “Los Fantasmas de Pinochet”, de Félix Vega e Francisco Ortega. Ademais, o artigo trata da questão da criminologia cautelar e das “palavras dos mortos” que devem fundamentá-la a partir de uma obra artística, especificamente, uma “graphic novel” que busca fazer justiça às vítimas do massacre ocorrido no Chile do século XX. Conclui-se, portanto, que a obra de Vega e Ortega se mostra como importante “porta-voz” das palavras dos mortos, fornecendo à criminologia cautelar dados de vítimas fatais de um massacre ao mesmo tempo em que, apontando os crimes cometidos por Augusto Pinochet e sua ditadura militar, faz da rememoração um meio de prevenir massacres. O artigo, desse modo, abre espaço para análises da História da América Latina a partir de histórias em quadrinhos, ao passo que também permite uma abertura da criminologia para as palavras dos mortos a partir de uma interpretação artística.

Biografia do Autor

  • José Roberto Nogueira de Sousa Carvalho, Universidade de Brasília

    Mestre em Direito, pela UnB; especialista em Direito Constitucional, pela UNINTER; especialista em Direito Penal e Criminologia, pela UNINTER;  tecnólogo em Investigação Forense e Perícia Criminal pelo Faculdade Estácio; bacharel em Filosofia pela UnB; e bacharel em Direito pelo UniCEUB. Advogado e assessor da Secretaria-Geral da Procuradoria-Geral do Distrito Federal.

Referências

BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. Fórmula para o caos: a derrubada de Salvador Allende 1970-1973. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2023.

BESANCENOT, Olivier; LÖWY, Michael. Setembro vermelho: o golpe de Estado no Chile em 1973, da conspiração às primeiras resistências. São Paulo: Autonomia Literária, 2023.

BEVINS, Vincent. O Método Jacarta: a cruzada anticomunista de Washington e o programa de assassinatos em massa que moldou o nosso mundo. São Paulo: Autonomia Literária, 2022.

CARMO, Maria. 'O Chile acordou': autora da foto viral que marcou protestos conta o que sentiu ao capturar imagem. BBC News Brasil. 12 de out. de 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-50229216. Acesso em: 05 de mai. de 2025.

CARVALHO, José Roberto Nogueira de Sousa. Endividar e punir: o homem empresa entre o neoliberalismo e o pós-fascismo. Orientador: Gilberto Tedéia. 2021. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Filosofia) - Universidade de Brasília, 2021.

CHAMAYOU, Gregoire. A sociedade ingovernável: uma genealogia do liberalismo autoritário. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

CHICAGO Boys. Direção: Carola Fuentes e Rafael Valdeavellano. Chile, 2015. 85 min. Documentário.

COMBLIN, Joseph. Le pouvoir Militaire en Amerique Latine: l’ideologie de la Securité Nationale. Paris: Jean-Pierre Delarge, 1977.

DINGES, John. Os anos do Condor: Uma década de terrorismo internacional no Cone Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

DOMÍNGUEZ AVILA, Carlos Federico. O caso Letelier: quarenta anos depois, 1976‑2016 – ensaio de interpretação. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 32, n. 95, p. 1–16, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/wpWmy8S8wRDkV888bXq8nJx/?lang=pt. Acesso em: 1 ago. 2025.

MENEZES, Francisco de Aguilar. Direito penal antiterrorista brasileiro: da conceituação histórica ao risco de criminalização de movimentos sociais. São Paulo: Tirant lo Blanch, 2022.

SANTOS, Ílison Dias dos; ZAFFARONI, Eugenio Raul. A nova crítica criminológica em tempos de totalitarismo financeiro. São Paulo: Tirant lo Blanch, 2020.

SIMON, Roberto. O Brasil contra a democracia: a ditadura, o golpe no Chile e a Guerra Fria na América do Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

STOLLEIS, Michael. The eye of the law: two essays on legal history. Oxfordshire: Birkbeck Law Press, 2009.

TELES, Janaína de Almeida. Eliminar “sem deixar vestígios”: a distensão política e o desaparecimento forçado no Brasil. Revista M. Estudos sobre a morte, os mortos e o morrer, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 265–297, 2020. DOI: 10.9789/2525-3050.2020.v5i10.265-297. Disponível em: https://seer.unirio.br/revistam/article/view/10026. Acesso em: 23 abr. 2025.

VEGA, Félix; ORTEGA, Francisco. Los Fantasmas de Pinochet. Santiago: Planeta Cómic, 2021.

ZAFFARONI, Eugenio Raul. A palavra dos mortos: conferências de criminologia cautelar. São Paulo: Saraiva, 2012.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl. Colonização punitiva e totalitarismo financeiro: a criminologia do ser-aqui. trad. Juarez Tavares. Rio de Janeiro: Da Vinci Livros, 2021.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl; BATISTA, Nilo; ALAGIA, Alejandro; SLOKAR, Alejandro. Direito Penal Brasileiro: primeiro volume - Teoria Geral do Direito Penal. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

Downloads

Publicado

30.09.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Escutai os fantasmas de Pinochet: a Criminologia Cautelar em Quadrinhos. Revista Latino-Americana de Criminologia, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 10–32, 2025. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/relac/article/view/58155. Acesso em: 11 jan. 2026.