Agroecologia e Agricultura Familiar: Contribuição das Organizações Sociais para a Segurança Alimentar e a Comercialização Solidária
Resumo
O presente artigo tem como objetivo realizar uma pesquisa a respeito da segurança alimentar, comercialização e geração de renda com base em princípios agroecológicos, enfatizando a contribuição de organizações da sociedade civil no processo de educação alimentar. Através dos dados obtidos, pretende-se ainda refletir sobre a segurança alimentar e nutricional, a partir de processos sustentáveis de organização e geração de renda à s famílias de agricultores, principalmente da Associação Agroextrativista dos Moradores do Ajó (AMA) através da assessoria técnica da Organização Não-Governamental (ONG) Associação Paraense de Apoio à s Comunidades Carentes (APACC), sediada em Cametá-PA. Para tanto, adotou-se a pesquisa quanti-qualitativa, que constatou que as organizações pesquisadas podem ser vistas como exemplos de ações de transformação social, e que podem ser replicadas em outras associações, cooperativas e escolas, visando a melhoria dos hábitos alimentares e fazer uma contribuição ao debate em torno dos princípios agroecológicos no território do Baixo Tocantins.Palavras-Chaves: Segurança alimentar; comercialização, geração de renda; Organizações da sociedade civil.
Downloads
Publicado
2017-12-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2017 Revista em Gestão, Inovação e Sustentabilidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Como Citar
Agroecologia e Agricultura Familiar: Contribuição das Organizações Sociais para a Segurança Alimentar e a Comercialização Solidária. Revista em Gestão, Inovação e Sustentabilidade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/regis/article/view/13539. Acesso em: 22 fev. 2025.