O discurso midiático em framing

análise multimodal de texto jornalístico sobre a periferia de Brasília

Authors

  • Sandra Rodrigues Sampaio Campelo Universidade de Brasília
  • Priscila Formiga Santos Universidade de Brasília
  • Janaína Aquino Ferraz

Keywords:

Mídia, Periferia, Violência, Estigmatização

Abstract

Este trabalho consiste em uma análise de recursos semióticos presentes em uma reportagem jornalística sobre a cidade de Ceilândia, no Distrito Federal.  O objetivo deste trabalho é fazer a leitura de elementos visuais que operam na construção de sentidos ideológicos. A análise crítica do site ancora-se nos estudos de Fairclough (2003, 2010) para descrever elementos discursivos que operam na construção de sentido. O estudo analisou também a estrutura da plataforma, bem como as imagens sob a perspectiva da Multimodalidade proposta dos teóricos Günther Kress e Theo van Leeuwen em sua Gramática Visual (2006); dos estudos dos clusters propostos por Baldry e Thibault (2006); e do texto, em que se recorre à proposta de Halliday (1994) e de sua Gramática Sistêmico-Funcional.

Author Biographies

  • Sandra Rodrigues Sampaio Campelo, Universidade de Brasília

    Doutoranda em Linguísticaca da Universidade de Brasília, área de concentração: Sociedade e Linguagem. Mestra em Linguística (UnB). Especialista em Língua Portuguesa(Ceub), Educação a Distância (SENAC) e Tecnologias na Educação (PUC/RJ). Formada em Letras (Ceub). Professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Multiplicadora do Núcleo de Tecnologia na Educação (NTE) de Ceilândia.

  • Priscila Formiga Santos, Universidade de Brasília

    Possui graduação em Letras - Português do Brasil como Segunda Língua pela Universidade de Brasília (2013). Discente do curso de Língua Portuguesa e respectiva literatura na Universidade de Brasília. Atuação na área de ensino de Português do Brasil para estrangeiros.

  • Janaína Aquino Ferraz

    Professora da Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas - LIP da UnB. Doutora em Linguística pelo PPGL da UnB. Membro da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN e da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso - ALED. Engajada com as novas tendências de ensino, tem larga experiência na modalidade de ensino presencial e a distância. Foi coordenadora da graduação em Letras Português EaD da UnB. 

References

ALMEIDA, D. B. L. Do texto à s imagens: As Novas Fronteiras do Letramento Visual. In: PEREIRA, Regina Celi; ROCCA, Pilar (Orgs). Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 173-202.

CODEPLAN. Pesquisa distrital por amostra de domicílios: Ceilândia - 2010/2011. Brasília: Codeplan, 2011.

FARIA, Ricardo. Cidade mais populosa do DF, Ceilândia sofre com violência e insegurança. In: Correio Braziliense. 2017. Disponível em: . Acesso em: 9 set. 2017.

BALDRY, A.; THIBAULT, P. J. Multimodal Transcription and Text Analysis: a multimedia toolkit and coursebook. London: Equinox, 2006.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Tradução Vera Maria Xavier dos Santos. Bauru, SP: EDUSC, 2004.

FAIRCLOUGH, Norman. Analysing Discourse: Textual Analysis for social research. Londres: Routlegde, 2003.

FAIRCLOUGH, Norman. Critical Discourse Analysis: The Critical Study of Language. 2nd. ed. UK: Pearson Education, 2010.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: UnB, 2001.

FERRAZ, Janaína de Aquino. A multimodalidade no ensino de português como segunda língua: novas perspectivas discursivas críticas. 2011. 200 f. Tese (Doutorado em Linguística)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Brasília: UnB, 2011.

GODOY, Camila. Padrão de leitura: Z x F. Io! Comunica. 2017. Disponível em: . Acesso em: 24 nov. 2017.

HALLIDAY, M.A.K. An Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1994.

HALLIDAY, M.A.K.; MATHIESSEN, C. M. I. M. Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 2004.

JEWITT, Carey; OYAMA, Rumiko. Visual Meaning: A Social Semiotic Approach. In: VAN LEEUWEN, Theo; JEWITT, Carey (orgs.). Handbook of Visual Analysis. London: Sage, 2001, p. 134-155.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The modes and media of contemporary communication.London: Arnold, 2001.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: the grammar of visual design. London: Routledge, 1996.

PEREIRA, V. C. A caixa d'água da Ceilândia e o reconhecimento da memória dos construtores de Brasília. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL, Rio de Janeiro, 2016. Anais... Rio de Janeiro, 2016.

PINHEIRO, Larisse Lázaro Santos. Muito além das palavras: análise de textos multimodais em livros didáticos de espanhol. 2016. 130 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Brasília, 2016.

SHAKESPEARE, William. Hamlet, Rei Lear, Macbeth. Tradução Bárbara Heliodora. São Paulo: abril, 2010. (Clássicos Abril Coleções, v. 10)

SILVA, Denize Elena Garcia. A gramática da pobreza em práticas discursivas de atores sociais: uma perspectiva crítica. In: PINTO, J. P.; FABRÃCIO, B. F. (Orgs.). Exclusão social e microrresistências: a entralidade das práticas discusivo-identitárias. Goiânia: Cânone Editorial, 2013. p. 88-111.

TAVARES, B. L. Na quebrada, a parceria é mais forte - Juventude hip hop: relacionamento e estratégias contra a discriminação na periferia do Distrito Federal. 2009. 150f. Tese (Doutorado)- Departamento de Sociologia. Universidade de Brasília. Brasília: UnB, 2009.

Published

2018-07-30

How to Cite

O discurso midiático em framing: análise multimodal de texto jornalístico sobre a periferia de Brasília. Discurso em Cena, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–21, 2018. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/redcen/article/view/18259. Acesso em: 18 jan. 2025.