GLOBALIZAÇÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO E PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA NO BRASIL: ENTRE AS FRONTEIRAS DA COLONIALIDADE

Auteurs-es

  • Silvia Regina Miho

Mots-clés :

Internacionalização; Testes de Proficiência; Colonialidade

Résumé

O presente artigo tem como objetivo central contribuir para a discussão sobre o processo de internacionalização do ensino superior no Brasil, relacionados à questão da proficiência em língua inglesa e sua certificação reconhecida internacionalmente. Serão tratados os vários aspectos políticos e econômicos intrinsecamente ligados à certificação da proficiência e, principalmente, no modo como tais aspectos são representados discursivamente por meio de documentos oficiais e textos de divulgação dos programas Ciências sem Fronteiras (CsF) e Idiomas sem Fronteiras (IsF), disponíveis online. As reflexões e considerações tecidas neste trabalho são parte de resultados de pesquisa de pós-doutoramento (em andamento) junto ao grupo de pesquisas Formação de professores de língua estrangeira da Universidade Estadual de Londrina.

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Publié

2018-07-04

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GLOBALIZAÇÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO E PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA NO BRASIL: ENTRE AS FRONTEIRAS DA COLONIALIDADE. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 28, 2018. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rd/article/view/10142. Acesso em: 19 janv. 2025.

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