GÊNERO DISCURSIVO E O USO DO FACEBOOK: AÇÕES DE LINGUAGEM POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autores/as

  • Rosilene dos Anjos Sant’Ana Instituto Federal Goiano

Palabras clave:

Gêneros Discursivos; Sequência Didática; Facebook.

Resumen

 ensino de língua estrangeira (doravante LE) nas escolas públicas tem inquietado os profissionais da educação, pois ensinar LE hoje vai além de proporcionar um ensino instrumental. Busca-se capacitar os estudantes para se tornarem cidadãos multiletrados e capazes de atuar discursivamente na língua estudada. Como as aulas de LE, principalmente de língua espanhola, possuem pouco tempo na carga horária das escolas, a situação se torna ainda mais angustiante. Devido à necessidade de se pensar em práticas que possam ajudar a melhorar a qualidade de ensino de LE, este trabalho, que é um recorte de uma dissertação de mestrado, tem como objetivo maior analisar de que maneira a aplicação de gêneros discursivos no ensino de LE por meio de sequências didáticas pode ajudar no ensino-aprendizagem na escola pública. A sequência didática selecionada para esta apresentação aborda o gênero discursivo “Manual de celular” de maneira a levar em conta o uso das novas tecnologias para que os alunos possam continuar a aprendizagem além dos muros da escola. Partindo da teoria de gêneros discursivos de Bakhtin (1997, 2006, 2013) e da sequência didática (Dolz et al, 2011), a pesquisa utilizou a metodologia da pesquisa-ação baseando-se nas orientações de Barbier(1985, 2007) e Thiollent (2011). Este estudo pretendeu oportunizar aos estudantes o contato com gêneros discursivos possibilitando maior apropriação da LE, fazendo com que eles sejam mais bem preparados para atuarem discursivamente na língua estudada, uma vez que os gêneros direcionam o nosso discurso.

Referencias

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Publicado

2015-12-12

Número

Sección

Artigo

Cómo citar

GÊNERO DISCURSIVO E O USO DO FACEBOOK: AÇÕES DE LINGUAGEM POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 24, 2015. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rd/article/view/9450. Acesso em: 22 feb. 2025.