O conceito de competência comunicativa para o autismo
um espectro de possibilidades
Resumen
Objetiva prover os docentes de língua estrangeira, bem como linguistas aplicados, com uma investigação sobre como o Transtorno do Espectro Autista pode afetar a competência comunicativa de um aprendiz acometido por este transtorno. Para tanto, há uma introdução sobre as competências necessárias ao professor de línguas para que este promova a inclusão de aprendizes autistas em sua prática. Um pequeno esboço histórico sobre o transtorno do espectro autista correlacionando-o com o conceito de competência comunicativa foi feito. Dessa forma, percebeu-se como características do espectro como coerência central fraca e déficit na teoria da mente podem afetar a competência comunicativa de um aprendiz autista. Por meio de uma análise de dados qualitativa que envolveu entrevista com uma docente de língua inglesa e um aprendiz no espectro autista, foi verificado que há necessidade de mais estudos relacionando o espectro autista e o ensino de língua estrangeira para a melhora da competência aplicada dos docentes e que o espectro autista influencia diretamente algumas subcompetências da competência comunicativa.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).