Uso e papel promocional do site de biblioteca
o caso da Biblioteca Central da Universidade de Brasília
Palavras-chave:
Sítios web. Recursos de informação na internet. Estudos de usuários. Usos da informação. Marketing. Bibliotecas universitárias.Resumo
Análise da utilização do site da Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília (UnB) pelos professores e estudantes do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da referida Universidade, e a opinião dos mesmos a respeito do site como instrumento de promoção. Para coleta de dados foi utilizado um questionário, respondido por 30 respondentes. Os resultados indicam que a maior parte dos respondentes utiliza o site com freqüência de, pelo menos, uma vez por mês e considera fácil a navegação do mesmo. Entre os links mais acessados estão as informações sobre os produtos e serviços que a Biblioteca oferece e o catálogo on-line. O link que não foi acessado por grande parte dos respondentes é o de notícias e novidades relativas à Biblioteca. A maioria dos respondentes entende que o site da BCE funciona como um instrumento de promoção dos produtos e serviços oferecidos pela Biblioteca e que um site é um mecanismo essencial para essa promoção. Recomenda-se que a Biblioteca continue realizando estudos para identificar as necessidades e opiniões de seus usuários, elabore um plano de promoção on-line e intensifique a divulgação do site para a comunidade acadêmica.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1999 Revista de Biblioteconomia de Brasília

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.