Implantação de sistemas de inteligência competitiva
abordagem corporativa
Mots-clés :
Inteligência competitiva. Planejamento estratégico. Gestão do conhecimento.Résumé
Descreve um modelo conceitual de um sistema genérico de IC e propõe-se um método para implantação de sistemas de IC nas organizações, dentro de uma visão corporativa, contemplando seis etapas: a) análise da proposta preliminar no nível da Coordenação Corporativa; b) análise e validação da proposta preliminar; c) realização de seminário(s) de sensibilização para a alta Administração; d) execução de um projeto-piloto (nível corporativo); e) avaliação dos resultados do projeto-piloto e validação do modelo conceitual; f) elaboração, análise e aprovação do Plano de Implantação do Sistema de Inteligência Competitiva. Conclui que as organizações geram e usam o conhecimento sobre o ambiente em que atuam, sugerindo que a inteligência competitiva fornece o instrumental necessário para que as mesmas possam sustentar a sua vantagem competitiva trazendo benefícios para a sociedade em geral.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista de Biblioteconomia de Brasília 2000

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.