Normalização
uma postura a ser adquirida gradativamente
Palavras-chave:
Normalização. Documentos por conteúdo, disponibilidade e acesso. Levantamentos. Treinamento de usuários. Bibliotecários. Treinamento. Usos da informação.Resumo
Um posicionamento sério deve ser tomado no tocante à passagem de postura científica e consciência bibliográfica a estudantes, de forma gradativa e sistemática, por meio de treinamento direto e indireto. A normalização bibliográfica não pode ser vista e debatida simplesmente como tema técnico, mas encarada também como questão pedagógica e aliada a questões de metodologia do trabalho de pesquisa. Por isso, visando debater esse aspecto da Normalização, esta exposição levanta problemas e situações concretas focalizando estudantes de 1º a 3º grau, professores e estudiosos em geral, em despreparo para lides de pesquisa, por desconhecimento de metodologia do trabalho de pesquisa, de normalização e uso de recursos da biblioteca. Conseqüência desse despreparo reflete-se na produção caótica e desordenada da literatura científica, vindo a dificultar as tarefas documentárias subseqüentes. Sugerem-se, então, algumas alternativas de treinamento.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1989 Revista de Biblioteconomia de Brasília

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.