Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Directrices para autores/as

Seções da publicação

Editorial: contem uma visão geral da edição atual, sendo de responsabilidade da Editoria ou de editores/as convidados/as e deve conter no máximo 2000 palavras.

Artigos Temáticos: são apresentados artigos de cunho original de pesquisa e que contribuam com novos conhecimentos na área de estudo da Revista Brasileira de Bioética. Devem conter resultados de pesquisas de natureza empírica, experimental, conceitual e de revisões sobre o assunto em questão. Devem ter no mínimo 3000 palavras e no máximo 8000 palavras, conforme normas gerais de manuscritos. Os artigos temáticos são selecionados por chamada pública, convite ou por coletânea de artigos já aprovados.

Artigos de Temas Livres: devem ser de interesse para a Bioética,  por livre submissão dos autores através da página da revista em fluxo contínuo. Devem ter as mesmas características dos artigos temáticos.

Artigos de Revisão: inclui artigos que sintetizam e analisam a literatura existente sobre um determinado tópico. Esses artigos fornecem uma visão abrangente dos estudos anteriores, identificam lacunas no conhecimento e sugerem direções para futuras pesquisas. Devem ter as mesmas características dos artigos temáticos.

Resenhas: Esta seção inclui resenhas críticas de livros, artigos ou outras publicações recentes na área de Bioética. As resenhas devem fornecer uma análise detalhada do conteúdo, destacando suas contribuições, limitações e relevância para o campo. Devem ter no mínimo 2000 palavras e no máximo 4000 palavras

Cartas: Esta seção é reservada para a publicação de cartas a Editoria, que podem incluir comentários sobre artigos publicados na revista, discussões sobre temas emergentes e persistentes na Bioética. Devem ter no máximo 2000 palavras.

Entrevistas: A convite da Editora, esta seção apresenta entrevistas com especialistas, pesquisadores e profissionais da área de Bioética. As entrevistas devem abordar questões atuais e relevantes, oferecendo opiniões e perspectivas únicas sobre o campo.

Diretrizes para Autores/as

Apresentamos as diretrizes para submissão dos artigos, formato e regras a serem seguidas pelos/as autores/as, as quais balizarão a avaliação. Para realizar a submissão dois arquivos são fundamentais:

  • Folha de Rosto e Manuscrito.

Folha de rosto

Deverá estar composta por: título; tradução do título; autores; e-mail de todos os/as autores/as; nome, telefone e endereço postal do/da autor/a responsável; Orcid; e aprovação do CEP (se aplicável), assim:

 

  • O título do artigo, em caixa baixa, deve ser seguido por sua tradução em inglês e espanhol. Não serão aceitas abreviaturas no título ou no resumo. Para textos submetidos em inglês ou espanhol, é necessário traduzir o título para português. O título deve conter até 30 palavras. Para artigos de revisão, o termo "revisão" deve ser explicitamente indicado.
  • O(s) nome(s) completos do(s)/da(s) autor(es)/as devem estar na ordem de autoria e das respectivas afiliações institucionais, incluindo cidade, estado, país, endereço eletrônico e link/número para o Orcid de cada autor/a. Todos esses dados serão publicados.
  • Nome, telefone, e-mail, e endereço postal do/da autor/a responsável pelo contato acerca de revisões, até a aprovação final do trabalho. Esses dados não serão publicados e serão usados exclusivamente para troca de informações com a equipe editorial em caso de necessidade.
  • As contribuições individuais de cada autor/a na elaboração do manuscrito devem ser especificadas ao final.

 

MANUSCRITO DO ARTIGO

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Serão aceitos artigos temáticos - ou demais formatos aceitos pela RBB - originais em português, espanhol e inglês, com um mínimo de 3 mil e máximo de 8 mil palavras (excluídos o título, resumo, palavras-chave, abstract, keywords/resumen, palabras-clave, dados de identificação e referências).

Obs.: As informações de identificação dos/as autores/as devem ser incluídas em arquivo separado, na Folha de Rosto.

  • Os textos devem ser formatados em tamanho A4, letra Times New Roman, tamanho de fonte 12, espaço simples, com margens de 3 cm. As páginas devem ser numeradas no canto inferior direito assim: Página X de X.
  • No início deve conter o resumo e palavras-chave; tradução do resumo e das palavras-chave no segundo idioma escolhido
  • O resumo deve ser conciso, constituído de até 250 palavras no idioma original, além de sua tradução para o inglês (abstract) e espanhol (resumen). Deve estar nos três idiomas da revista (português, inglês e espanhol):
    • Para os artigos submetidos em português solicita-se a tradução do resumo e palavras-chave em inglês e espanhol.
    • Para os artigos submetidos em inglês solicita-se a tradução do resumo e palavras-chave em português e espanhol.
    • Para os artigos submetidos em espanhol solicita-se a tradução do resumo e palavras-chave em inglês e português.
  • O resumo deve, quando aplicável, explicitar o objeto, os objetivos, a metodologia, a abordagem teórica, os resultados e a essência da discussão do trabalho.
  • De quatro a seis palavras-chave, que descrevem o conteúdo do trabalho, apresentadas ao final do resumo na língua original, em português, em inglês (keywords) ou espanhol (palavras-clave), dependendo dos dois idiomas escolhidos. As palavras-chave devem ser retiradas dos bancos de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) (https://decs.bvsalud.org) ou Medical Subject Headings (MeSH) (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh). Cada palavra deve ser separada por ponto e vírgula e iniciada com letra maiúscula. Ex.: Bioética; Conflito; Interesse; Paciente; Saúde. Devem estar traduzidas nos três idiomas da revista (português, inglês e espanhol).
  • Notas de rodapé não são aceitas; toda e qualquer explicação ou consideração deve ser inserida no corpo do texto.
  • Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) se aplicável (CEP, instituição do CEP, número e data de aprovação), logo após resumo traduzido.
  • A publicação de trabalhos de pesquisa envolvendo seres humanos é de inteira responsabilidade dos autores e deve estar em conformidade com os princípios da Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000, 2008, 2013 e 2024, com restrições para uso de placebo e compromisso do patrocinador no período pós-estudo), além de atender a legislação específica do país onde a pesquisa foi desenvolvida.
  • Pesquisas desenvolvidas no Brasil devem seguir as Normas e Diretrizes para Pesquisa Envolvendo Seres Humanos, aplicáveis na Resolução CNS 466/2012 e Resolução CNS 510/2016 sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Pesquisas empreendidas no Brasil devem informar o número do parecer de aprovação no Sistema CEP/Conep.
  • Os trabalhos também devem estar em concordância com dispositivos internacionais como a Declaração Universal de Direitos Humanos (DUDH) da ONU (1948) e a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos (DUBDH) da Unesco (2005).
  • Referências de Texto: As referências ao longo do texto devem ser identificadas por sobrenome do autor/a e ano, em letras minúsculas e entre parênteses, assim: (Nunes, 2015). Quando se tratar de uma citação direta, deverá ser incluída a página, assim: (Nunes, 2015, p. 15); Para até 3 autores, liste todos os nomes: (Ribeiro, Teixeira, Moraes, 1980). Se houver mais de 3 autores, utilize et al.: (Carvalho et al., 2020). Nas referências bibliográficas, ao final do artigo, todos os/as autores devem ser listados.
  • Uso de siglas: na primeira menção no texto, a expressão completa deve ser escrita por extenso, seguida da sigla entre parênteses: Organização das Nações Unidas (ONU). Após a primeira menção, pode-se usar apenas a sigla. Siglas estrangeiras: devem ser usadas na versão em português, se houver uma tradução corrente. Exemplo: WHO = OMS (Organização Mundial da Saúde). Plural das siglas: Pode ser indicado com um “s” minúsculo sem apóstrofo. Exemplo: ONGs (Organizações Não Governamentais). Siglas de até 3 letras (ex.: OAB; ANS) ou formadas por mais de 3 letras pronunciadas separadamente (ex.: IBGE; ANTT) devem ser escritas em caixa alta. Se a sigla formar uma palavra, escreva apenas a inicial maiúscula: Anvisa, Unicamp, Unesco, Fiocruz.
  • Evitar o uso de apud, ou seja, citações de citações, citações secundárias; sempre que possível referenciar a citação original.
  • Citações diretas com mais de 3 linhas devem ter um recuo de 4 cm, sem aspas, estar justificadas, tamanho 10, com a referência ao autor/a, ano e página entre parênteses: (Nunes, 2015, p. 15).
  • Tabelas e Figuras: só serão aceitas excepcionalmente, a critério da Editoria sendo apenas aceitas em preto e branco, incluídas no corpo do texto. As legendas devem seguir o formato "Figura X. - legenda" ou "Tabela X - legenda" e ser citadas no texto antes de sua inserção. Na parte inferior da Tabela ou Figura, deve ser referenciada a fonte e o ano da publicação.
  • Títulos de seções: os títulos das seções (como, por exemplo: introdução, metodologia, resultados, discussão, considerações finais e referências bibliográficas) e subtópicos não devem acompanhar indicação numeral, devem estar alinhados à esquerda, em negrito e caixa baixa.
  • Referências Bibliográficas: devem estar organizadas ordem alfabética, alinhadas à esquerda e com espaçamento simples.
  • Todos/as os/as autores/as devem aprovar a versão final do manuscrito e concordar em ser responsáveis por todos os aspectos do trabalho.
  • Devem ser incluídas no final do artigo e antes das Referências, se aplicáveis, informações a respeito de financiamento, agradecimentos ou conflitos de interesses.

Exemplos de Referências:

Artigo de Periódico físico

Autor do artigo. Título do artigo. Título do periódico, número do volume, número do fascículo entre parêntesis, dois pontos, página inicial-final do artigo, ano de publicação.

Exemplo:

Cortina A. Un impulso para la ciudadanía activa. Revista Brasileira de Bioética, 1(4):337-349, 2005.

Siqueira-Batista R, Schramm FR. Eutanásia: pelas veredas da morte e da autonomia. Ciência & Saúde Coletiva, 9(1):31-41, 2004.

Artigo de Periódico online

Exemplo

Berlinguer G. Determinantes sociales de las enfermedades. Rev Cubana Salud Pública. 33(1):1-14, set. 2007. Disponível em: http://scielo.sld.cu/pdf/rcsp/v33n1/spu03107.pdf. Acesso em 10 de fevereiro de 2022.

Feitosa SF, Flor do Nascimento W. A Bioética de intervenção no contexto do pensamento latino-americano contemporâneo. Revista Bioética, 23(2):277-284, ago. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bioet/a/fvVNKZ5673Z3qyZHDWCpZcb/. Acesso em 03 de agosto de 2018.

Artigo de Periódico online com DOI (objeto identificador digital)
Exemplo

Barbosa S, Martorell L, Paula L, Garrafa V. A construção do direito à saúde bucal no Brasil em perspectiva bioética. Revista Brasileira De Bioética, 14:1–15. 2018. DOI: https://doi.org/10.26512/rbb.v14i0.20419. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rbb/article/view/20419. Acesso em: 20 de outubro de 2024.

 

Instituição como autor:

Exemplo

Unesco. Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos. Tradução brasileira da Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília e Sociedade Brasileira de Bioética. Paris; 2005. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/declaracao_univ_bioetica_dir_hum.pdf. Acesso em 10 de julho de 2024.

             

Editor/a, organizador/a, coordenador/a ou diretor/a como autor/a de livro:

Exemplo

Tealdi JC (dir.). Diccionario latinoamericano de bioética. 1ª. Ed. Bogotá, Colombia. Ed. Universidad Nacional de Colombia/Unesco/Redbioetica. 2008

Giovanella L, Escorel S, Lobato LVC, Noronha JC, Carvalho AI (orgs.) Políticas e sistemas de saúde no Brasil. 2ª. ed. Rio de Janeiro. Fundação Oswaldo Cruz/Cebes. 2014.

 

Capítulo de livro:
Autor do capítulo. Título: subtítulo da parte (se houver). In: Autor da obra. Título da obra: subtítulo (se houver). Edição. Local de publicação: Editora. Número do capítulo se houver, intervalo das páginas consultadas, ano.

Exemplo

Olivé L. Epistemología en la ética y en las éticas aplicadas. In: Garrafa V, Kottow M, Saada A. (coord.). Estatuto epistemológico de la bioética. 1ª. Ed. México. Ed. UNAM/Unesco. p. 133-159, 2005.

Fleury S, Ouverney AM. Política de saúde: uma política social. In: Giovanella et all. Políticas e Sistema de Saúde no Brasil. 2a. Ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz/Cebes. p. 25-58, 2014.

 

Livro:

Autor. Título: subtítulo (se houver). Edição. Local. Editora. Ano de publicação.

Exemplo

Cabrera J. Mal-estar e moralidade: situação humana, ética e procriação responsável. 1ª. Ed. Brasília. Editora UnB. 2018.

Sève L. Para uma crítica da razão bioética. 1ª. Ed. Lisboa. Ed. Instituto Piaget. 1994.

 

Resumo em Anais de Congresso ou trabalhos completos em eventos científicos:
Autor do trabalho. Título do trabalho. In: Título do evento, número da edição, ano, local de realização. Título do documento. Local de publicação: Editora, ano. p. página inicial-final.

 

Exemplo

Tomasini AJ, Saraiva LAF. Bioética e Geografia: Aproximações acerca do território e da Bioética de Intervenção (BI) na formulação de uma epistemologia do Sul. In: Anais do VII Congreso Internacional de la Redbioética de UNESCO. Revista Brasileira De Bioética, 14:16, 2019. DOI: https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24122. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rbb/article/view/24122/21460. Acesso em 09 de maio de 2023.

Caponi S. Os biopoderes e a ética na pesquisa. In: Anais do VI Congresso Mundial de Bioética. Brasília, Brasil. 2002: 219-220.

 

Tese, dissertação, monografia:

Autor. Título: subtítulo (se houver). Data de depósito. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em...) (ou) Monografia (Especialização em...) (ou) Dissertação (Mestrado em...) (ou) Tese (Doutorado em...) - Faculdade de... (ou) Instituto de…, Universidade, Cidade da defesa, ano da defesa.

Exemplo

Holanda MAF. Por uma ética da (In) Dignação: repensando o humano, a dignidade e o pluralismo nos movimentos de lutas por direitos. 2015. 201 p. Tese (Doutorado em Bioética) — Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

Martorell LB. Análise crítica da bioética de intervenção: um exercício de fundamentação epistemológica. 2015. 111 p. Tese (Doutorado em Bioética) — Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

 

Publicações do Governo:

Instituição. Título: subtítulo (se houver). Instituição, Editora/Órgão/Comissão, local, páginas, ano.

Exemplo

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2022: população e domicílios: primeiros resultados. IBGE, Coordenação Técnica do Censo Demográfico, Rio de Janeiro. 75 p. 2023.

 

Legislação:
País/Órgão/Origem. Instituição. Título da legislação, número da legislação, data. Descrição. Local: Publicação, data.

Exemplo

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria n° 1707/GM, de 18 de agosto de 2008. Institui no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o Processo Transexualizador. Brasília: Diário Oficial da União; 2008.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 992, de 13 de maio de 2009. Institui a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Brasília: Diário Oficial da União. 2009.

 

Legislação em meio eletrônico

País/Órgão/Origem. Título da legislação. Local: Publicação, ano. Disponível em: URL. Acesso em: dia de mês de ano.

Exemplo

Brasil. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 23 agosto de 2024.

 

Artigo e/ou matéria de jornal

Autor. Título do artigo. Nome do jornal. Data de publicação. Disponível em: URL. Acesso em: dia de mês de ano.

Exemplo

Passos A. Genocídio e a enunciação da pandemia nas colunas sociais de política. Cult Online. 20 de março de 2020.  Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/genocidio-pandemia-brasil/. Acesso em: 15 junho de 2024.

 

Autorização para publicação

A Revista Brasileira de Bioética (RBB), considera que a submissão do trabalho à análise da Editoria e do Corpo Editorial caracterizam a aceitação dos autores para publicação. Os artigos publicados estarão sob a guarda da Revista Brasileira de Bioética (RBB), que deve ser citada em caso de reprodução total ou parcial em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico.

Os/As autores/as devem preencher e enviar na etapa de aceite e revisão final do manuscrito a Declaração de Direito Autoral - Instrumento Particular de Anuência para Publicação, disponível em português, inglês e espanhol. Disponível aqui.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Todos los envíos deben cumplir los siguientes requisitos.

Artigos

Política padrão de seção

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.