A IMAGEM DA INTERIORIDADE
considerações sobre a pintura a partir de Hegel
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v3i5.11582Palavras-chave:
Hegel. estética. Pintura. Interioridade.Resumo
Pretendemos nesta exposição tratar acerca do princípio da interioridade, o qual sela a arte pictórica, de acordo com a estética hegeliana. Por mais que a subjetividade seja, segundo o próprio Hegel, o princípio básico da pintura, a interioridade caracterizará justamente o aporte da comoção, que ocorre na relação com o divino na era cristã.
Downloads
Referências
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Cursos de Estética. Trad. Marco Aurélio Werle e Oliver Tolle. São Paulo: Edusp, 1999-2002.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Filosofia da História. Trad. Maria Rodrigues e Theo Harden. Brasília: UnB, 1995.
WERLE, Marco Aurélio. A questão do fim da Arte em Hegel. São Paulo: Hedra, 201.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Pólemos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.