EMANUEL LÉVINAS E O “FIM DA ÉTICA”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v1i1.11480

Palavras-chave:

Alteridade. Completamente Outro. Infinito. Singularidade. Rosto.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns traços centrais do pensamento do filósofo Emanuel Lévinas, partindo de sua defesa de que a tarefa filosófica é eminentemente uma tarefa de natureza ética e que a concepção de filosofia que encontramos na tradição ocidental, cujo fundamento último reside na razão centrada no sujeito, não oferece uma perspectiva adequada ao tratamento da alteridade. Considerando que, para Lévinas, a alteridade seria o próprio ponto de partida da reflexão filosófica, e que aquela razão absoluta da tradição não é capaz de nos revelar isso, o pensamento de Lévinas apresenta aproximações com um modo de pensar denominado “fim da ética”, aproximações estas que procuraremos tornar claras a partir da confrontação do pensamento de Lévinas com as ideias apresentadas por J. Caputo no seu texto “The End of Ethics”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andre Henrique Mendes Viana de Oliveira, Instituto Federal do Piauí

    Possui graduação em licenciatura plena em filosofia pela Universidade Federal do Piauí(2010) e mestrado em Ética e Epistemologia pela Universidade Federal do Piauí(2013). Atualmente é Professor de Filosofia do Instituto Federal do Piauí.

Referências

CAPUTO, John D.The End of Ethics. In:-The Blackwell guide to ethical theory. UK: Blackwell Publishers, 2000. pp, 111-128.

DOS SANTOS, Marcelo L. Emanuel Lévinas e a inteligibilidade da experienciação. Utopía y Praxis Latinoamericana, vol. 11, n 34, 2006.

ECHEVERRI, Luis G. J. & GARCÃA, Juan C. A. Rostro y Alteridad: de la presencia plástica a la desnudez ética. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 8 (1), pp. 175-188, 2010.

LEVINAS, E. Entre nós: ensaios sobre a Alteridade. Petrópolis: Vozes, 1997.

Downloads

Publicado

30-05-2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EMANUEL LÉVINAS E O “FIM DA ÉTICA”. (2012). PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 1(1), 20-29. https://doi.org/10.26512/pl.v1i1.11480