EMANUEL LÉVINAS E O “FIM DA ÉTICA”
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v1i1.11480Palavras-chave:
Alteridade. Completamente Outro. Infinito. Singularidade. Rosto.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns traços centrais do pensamento do filósofo Emanuel Lévinas, partindo de sua defesa de que a tarefa filosófica é eminentemente uma tarefa de natureza ética e que a concepção de filosofia que encontramos na tradição ocidental, cujo fundamento último reside na razão centrada no sujeito, não oferece uma perspectiva adequada ao tratamento da alteridade. Considerando que, para Lévinas, a alteridade seria o próprio ponto de partida da reflexão filosófica, e que aquela razão absoluta da tradição não é capaz de nos revelar isso, o pensamento de Lévinas apresenta aproximações com um modo de pensar denominado “fim da ética”, aproximações estas que procuraremos tornar claras a partir da confrontação do pensamento de Lévinas com as ideias apresentadas por J. Caputo no seu texto “The End of Ethics”.
Downloads
Referências
CAPUTO, John D.The End of Ethics. In:-The Blackwell guide to ethical theory. UK: Blackwell Publishers, 2000. pp, 111-128.
DOS SANTOS, Marcelo L. Emanuel Lévinas e a inteligibilidade da experienciação. Utopía y Praxis Latinoamericana, vol. 11, n 34, 2006.
ECHEVERRI, Luis G. J. & GARCÃA, Juan C. A. Rostro y Alteridad: de la presencia plástica a la desnudez ética. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 8 (1), pp. 175-188, 2010.
LEVINAS, E. Entre nós: ensaios sobre a Alteridade. Petrópolis: Vozes, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Pólemos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.