QUAL LINGUAGEM FALA A COLONIALIDADE?
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v12i27.51398Parole chiave:
Colonialidade. Decolonialidade. Linguagem.Abstract
Este ensaio tem por objetivo descrever e analisar um breve percurso das marcas da colonialidade e o papel da decolonialidade em desconstruir os estigmas causados por essas marcas. O corpus utilizado para apresentar a desconstrução desses saberes pré-estabelecidos, constitui-se em sua maior parte em pensadores da américa central e do sul, a saber: Nascimento, 2019; Tolentino (2017), Gonzalez (1988); Ribeiro (2017); Quijano (2010). Para efeito, O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk foi a obra selecionada como corpus literário para a análise, um romance contemporâneo que vai além das fronteiras literárias, resgata a memória dos povos originários e denuncia a violência do apagamento linguístico e cultural. Em vista da necessidade de maiores discussões sobre a decolonialidade, essa reflexão visa contribuir com questionamentos que sejam pertinentes a novas perspectivas acerca da decolonialidade.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó – SC: Argos, 2009.
BENJAMIN, Walter. As Teses sobre o Conceito de História. In: WALTER, Benjamin. Obras Escolhidas, v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1985, pp. 222-232.
CASTRO, Susana de. Condescendência: estratégia pater-colonial de poder. Revista Fundamentos, v. 1, n. 1, p. 51-59, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/fundamentos/article/view/7863. Acesso em: 30 jun. 2023.
DIAS, Â. M. A história pelo retrovisor: o legado da espoliação e a onça mítica em O som do rugido da onça de Micheliny Verunschk. Alea: Estudos Neolatinos, v. 24, n. 3, p. 121–136, set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1517-106X/202224307.
GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. Revista Tempo Brasileiro, n. 92/93, p. 69-82, (jan./jun.), 1988.
KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação. Episódios de Racismo Cotidiano Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
LIMA, Alice Santana de. Spix, Martius e o legado histórico científico-ficcional das viagens. Blog da BBM, 18 jul. 2019. Disponível em: https://blog.bbm.usp.br/2019/spix-martius-e-o-legado-historico-cientifico-ficcional-das-viagens/. Acesso em: 30 de jun 2023.
HALL, Stuart. Da Diáspora. Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do Espírito. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 1992.
NASCIMENTO, Gabriel. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Letramento, 2019.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010, pp. 84-130.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2017.
TOLENTINO, Joana. Filósofas: invisibilidade e silenciamento. Revista Sísifo, v. 1, n. 6, p. 80-93, 2017. Disponível em: http://www.revistasisifo.com/2017/11/filosofas-invisibilidade-e-silenciamento.html/. Acesso em: 10 de mar. 2023.
VERUNSCHK, Micheliny. O som do rugido da onça. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.