O MODELO DA REPRESENTAÇÃO E SUA PRESUNÇÃO À UNIVERSALIDADE
da crítica Deleuziana aos epistemicídios demonstrados por Grosfoguel e o que a filosofia pode deixar de ser
DOI :
https://doi.org/10.26512/pl.v13i28.54182Mots-clés :
Epistemologia. Epistemicídio. Representação. Cosmologia.Résumé
Esse texto busca expor a crítica feita por Deleuze em “Diferença e Repetição” ao modelo da representação e a sua suposta universalidade dentro filosofia ocidental e ao mundo, uma pretensão incabível na perspectiva deleuziana, ao conceito de epistemicídio desenvolvido por Grosfoguel em seu texto “A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI”, para entendermos o impacto real da invalidação que o conhecimento ocidental, do modo como é estruturado, causa à pensamentos, ciências, filosofias não ocidentais e até a arte, para então enxergarmos a cosmologia na filosofia de Deleuze, e sua negação ao modelo tradicional ocidental. Para que esse caminho seja percorrido, será exposto brevemente o modelo da recognição e da representação provindo das ideias de Platão, Descartes e Kant, fundadores mais difundidos de toda epistemologia ocidental, para então passarmos para a crítica deleuziana, e sua relação com aquilo apontado por Grosfoguel. Por fim, buscamos ao menos vislumbrar uma nova possibilidade de escopo filosófico, novos futuros que possam abranger a multiplicidade do pensar, sem limitar ou exterminar.
Téléchargements
Références
CHERNIAVSKY, Axel. La figura del idiota en la filosofía de Gilles Deleuze, considerada a partir de algunas de sus fuentes (Cusa, Descartes, Dostoievski). Daimon – Revista Internacional de Filosofía, n. 82, enero-abril, p. 49-62, 2021. DOI: https://doi.org/10.6018/daimon.338931.
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. São Paulo: Editora Paz & Terra, 2018a.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. São Paulo: n-1 edições, 2018a.
DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Memórias do subsolo. São Paulo: Editora 34, 2021.
GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, p. 25-49, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000100003.
LAPOUJADE, David. Deleuze, os movimentos aberrantes. São Paulo: n-1 edições, 2015.
NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal ou prelúdio de uma filosofia do futuro. São Paulo: Hemus, 2000.
NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos Ídolos. São Paulo: Companhia das letras, 2006.
ROSA, João Guimarães. Campo Geral. São Paulo: Editora Global, 2019.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.