À propos de cette revue
FOCO E ESCOPO
A PÓLEMOS - Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília é uma revista criada pelo corpo discente e docente, com a finalidade de promover um espaço de publicação de artigos filosóficos, ensaios, resenhas, traduções, práticas pedagógicas e outras possíveis produções de cunho filosófico.
O objetivo principal é o de tornar este espaço uma possibilidade de vivência, por parte do corpo discente, acerca do funcionamento de produção científica dentro do âmbito acadêmico. Sendo assim, as produções encaminhadas à Revista serão apreciadas segundo critérios de à qualidade, independentemente da titulação do autor / da autora / dos autores / das autoras ou de sua área de estudo na Filosofia, ou mesmo na Academia.
A revista preza sobretudo pelo diálogo que se deve estabelecer entre aquele / aquela / aqueles / aquelas que expõem seu artigo e o avaliador. Sendo assim, nos propomos a tornar o processo de submissão de artigos um canal também de conhecimento, no sentido de fazer com que haja uma avaliação construtiva dos textos apresentados. Essa postura busca, ao mesmo tempo, entender os processos de submissão e os mecanismos do sistema acadêmico e pensar em formas de atuar nesse sistema.
Entendemos também que o conteúdo da revista deve ser disponibilizado livre e gratuitamente, tendo em vista o fato de que o acesso à informação é um direito fundamental que não deve estar sujeito a nenhum tipo de limitação e que o livre acesso permite e estimula uma maior democratização do conhecimento.
POLÍTICAS DE SEÇÃO
Dossiê
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Artigos
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Traduções
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Entrevistas
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Biografias
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Ensaios e práticas pedagógicas
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Os trabalhos submetidos à PÓLEMOS passam por duas etapas distintas de avaliação: a análise prévia e a análise de pareceristas.
A primeira avaliação ou análise prévia é realizada pela Comissão Editorial e Executiva, com o objetivo de identificar a adequação do trabalho aos padrões da revista. Nessa etapa as submissões poderão ser rejeitadas ou encaminhadas para a próxima etapa de avaliação.
A segunda avaliação será realizada, prioritariamente, por uma dupla de pareceristas cegos, formada por docentes que compõem o Conselho Editorial ou por Pareceristas convidados pela Comissão Editorial e Executiva, cuja área de atuação corresponderá ao tema proposto pelo autor / pela autora/ pelos autores / pelas autoras.Após essa segunda avaliação, a submissão será retornada ao autor / à autora / aos autores / às autoras com as sugestões do parecerista, dando a possibilidade de reescrever o seu texto e voltar a submetê-lo a análise.
A Revista PÓLEMOS reserva para si o direito de publicar os textos que atenderem aos critérios de pareceristas ou que sejam de interesse de seu Corpo Editorial.
A revista preza sobretudo pelo diálogo que se deve estabelecer entre as ideias submetidas e pareceristas. Sendo assim, nos propomos a tornar o processo de submissão de artigos um canal aberto à troca de conhecimento e respeito pelas opiniões divergentes do Conselho Editorial, no sentido de fazer com que haja uma avaliação construtiva dos textos submetidos.
Para tanto, os pareceres não terão apenas o caráter de rejeição ou aprovação das submissões, mas serão propostos com fim à consecução de um diálogo construtivo que compreenderá análises quanto ao tema proposto.
Dessa forma, a Revista pretende cumprir seu o objetivo principal: tornar-se um lócus de discussão entre o corpo discente e docente da Universidade de Brasília e de outras Instituições de Ensino, nacionais e internacionais.
A PÓLEMOS NÃO VEICULARÁ CONTEÚDOS RACISTAS, SEXISTAS, HOMOFÓBICOS, DE CUNHO PRECONCEITUOSO OU QUE FIRAM A INTEGRIDADE DAS PESSOAS.
PERIODICIDADE
A Pólemos é uma publicação quadrimestral disponível, a princípio, apenas em meio eletrônico. Recebe novos textos por chamadas com prazos pré-estabelecidos. Não é uma revista de fluxo-contínuo.
QUALIS PERIÓDICO
O Qualis Periódico é um sistema utilizado para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação referendado pela CAPES, conforme critérios gerais e específicos utilizados em cada área de avaliação disponíveis nos respectivos documentos de área, no caso da revista, a área de Filosofia.
Segundo à CAPES: "nas Classificações de 2010-2012 e 2013-2016, os veículos receberam classificações em estratos indicativos de qualidade A1, mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C - peso zero. Na Classificação de 2017-2020, os veículos poderão ser classificados nos seguintes estratos: A1, mais elevado; A2; A3; A4; B1; B2; B3; B4; C - peso zero."
Assim, para o triênio 2010-2012 a revista foi classificada como B5 na área de avaliação Filosofia e B5 na área de avaliação Linguística e Literatura.
Para o quadriênio 2013-2016 a revista foi classificada como B5 na área de avaliação Filosofia, B5 na área de avaliação Educação e C na área de Ciências da Religião e Teologia.
O novo Qualis Referência ainda não pode ser acessado na plataforma sucupira, e passa por refinamentos dos coordenadores e das coordenadoras de área. Mas em virtude da necessidde de atualização de periódicos antigos e novos que sugiram desde a útlima classificação, a CAPES divulgou, em julho de 2019, a lista preliminar com as novas notas, para o período de 2017-2018, de todos os periódicos nacionais e internacionais utilizados nos programas de pós-graduação do Brasil, o qual será referendado após a coleta de 2019-2020, cuja versão final será divulgada na avaliação quadrienal em 2021.
Assim, para o biênio 2017-2018, a revista foi classificada como B2 na área "mãe" de avaliação Filosofia. Desde julho de 2019, portanto, a revista se baseia na nova classificação do Qualis Referência e outras métricas como fator de impacto das bases de dados de indexação.
No final do mês de dezembro do ano de 2022, a CAPES divulgou a avaliação final dos periódicos para o quadriênio 2017-2020, a revista foi classificada como B1 na área referência em Filosofia, mantendo a mesma nota para as áreas de Sociologia, Linguística e Literatura, Direito e Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.
POLÍTICA DE PLÁGIO
A Revista adota o sistema CrossRef para identificação de plágio.
1) Da responsabilidade dos autores e das autoras
- Os autores e as autoras são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, assim como pelos direitos autorais de imagens, videos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo.
- Os autores e as autoras obrigam-se a oferecer ao periódico retratações ou correções de eventuais erros.
- Os autores e as autoras devem assegurar que seu texto é obra original e não devem submeter o mesmo texto para mais de uma revista.
2) Do processo de avaliação
- Os e as pareceritas declaram não ter conflitos de interesse e o fazem por escrito no sistema da revista, ao realizar uma avaliação.
- Todos os artigos avaliados são tratados de forma confidencial.
- A revista entende que qualquer forma de plágio não é aceitável e usa ferramentas de revisão antiplágio.
- A decisão final sobre a publicação ou não de um texto cabe à Comissão Editorial e Executiva. Sempre que um texto tenha qualidade acadêmica e cumpra os critérios estabelecidos pela revista, ele é encaminhado para a avaliação por pares duplo-cega de, no mínimo, dois pareceristas.
- Os únicos critérios de avaliação são o mérito acadêmico do texto e o aprimoramento da qualidade do conhecimento, não havendo discriminação por quaisquer razões.
- Não é permitido à Comissão Editorial e Executiva usar informações constantes nos artigos em avaliação sem o consentimento explícito dos autores.
- A Comissão Editorial e Executiva está disponível para responder qualquer questão ética ligada a uma submissão.
3) Da Ética na Publicação
- A Comissão Editorial e Executiva faz esforços consideráveis para evitar e prevenir a publicação de artigos em que tenha ocorrido má conduta na pesquisa.
- Em nenhum caso, incentivamos más condutas ou permitimos que elas aconteçam.
- Qualquer alegação de conduta imprópria de pesquisa são imediatamente averiguadas.
- A revista publica erratas para corrigir artigos quando necessário.
- A revista está sempre disposta a publicar correções, esclarecimentos, direito de resposta, retrações e desculpas quando necessário.
ARQUIVAMENTO
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais aqui