A ESCOLHA PELA CIÊNCIA É UMA ESCOLHA PELA SOCIEDADE ABERTA
a relação entre a epistemologia e a filosofia política de Karl Popper
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.37871Palabras clave:
Popper. Racionalismo Crítico. Sociedade Aberta.Resumen
O presente artigo realiza uma reconstrução do pensamento de Karl Popper, com ênfase para a relação disciplinar entre a sua epistemologia e a sua filosofia política. Buscamos defender a tese interpretativa de acordo com a qual a epistemologia popperiana, principalmente aquilo que consta em A Lógica da Pesquisa Científica, na medida em que tem por objetivo desenvolver uma concepção falibilista da ciência e uma teoria do método científico anti-fundacionalista, é devedora de princípios normativos que foram esboçados no contexto da sua filosofia política, principalmente nos dois volumes de A Sociedade Aberta e Seus Inimigos. Dessa maneira, a concepção popperiana de ciência deve ser interpretada como uma atividade guiada pelos princípios normativos de uma comunidade crítica mais ampla, sem a qual não pode subsistir. A nossa interpretação, portanto, sugere que a ciência encontra a sua base ética nos valores morais da sociedade aberta.
Descargas
Referencias
AKINCI, Semiha. Popper’s conventionalism. In: CATTON, Philip; MACDONALD, Graham (Org.). Karl Popper: Critical appraisals. New York: Routledge, 2004, p. 28-49
ALBERT, Hans. Treatise on critical reason. Princeton: Princeton University Press, 1985
APEL, Karl-Otto. Can an ultimate foundation of knowledge be non-metaphysical?. The Journal of Speculative Philosophy, [S. l.], v. 7, n. 3, 1993, p. 171-90
CHIAPPIN, José Raimundo Novaes. Reconstrução racional da concepção popperiana de ciência: o racionalismo crítico como um termo médio entre o dogmatismo e o relativismo. Revista Khronos, São Paulo, v. 1, n. 1, 2008, p. 149-91
FEIGL, Herbert. De principiis non disputandum…?: On the meaning and the limits of justification. In: COHEN, Robert S. (Org.). Inquires and provocations: Selected Writings, 1929-1974. Dordrecht: D. Reidel Publishing, 1981, p. 237-68
FLORIDI, Luciano. The problem of the justification of a theory of knowledge: Part I, some historical metamorphoses. Journal for General Philosophy of Science / Zeitschrift für allgemeine Wissenschaftstheorie, [S. l.], v. 24, n. 2, 1993, p. 205-33
GATTEI, Stefano. Karl Popper’s philosophy of science: Rationality without foundations. New York: Routledge, 2009
HACOHEN, Malachi. Karl Popper: The formative years, 1902-1945. Cambridge: Cambridge University Press, 2000
POPPER, Karl. A miséria do historicismo. São Paulo: Cultrix; Ed. Universidade de São Paulo, 1980
POPPER, Karl. A sociedade aberta e seus inimigos: O fascínio de Platão. 3. ed. São Paulo: Ed. Itatiaia; Ed. Universidade de São Paulo, 1987, 1 v.
POPPER, Karl. A sociedade aberta e seus inimigos: A preamar da profecia, Hegel, Marx e a colheita. 3. ed. São Paulo: Ed. Itatiaia; Ed. Universidade de São Paulo, 1987, 2 v.
POPPER, Karl. O realismo e o objetivo da ciência. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1987, 1 v.
POPPER, Karl. The two fundamental problems of the theory of knowledge. New York: Routledge, 2009
POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 2013
SHEARMUR, Jeremy. The political thought of Karl Popper. London: Routledge, 1996
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.