O ROBINSON CRUSOÉ E O ZÓON POLITIKÓN

individualismo metodológico e comunitarismo aristotélico na “introdução” dos Grundrisse de Karl Marx

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v4i7.11667

Palabras clave:

Marx. Grundrisse. Crítica. Método. Aristóteles.

Resumen

Este artigo discute a crítica de Marx ao individualismo metodológico com base em uma interpretação exegética dos dois primeiros parágrafos da “Introdução” de 1857. A questão discutida é: qual o ponto de partida adequado para uma ciência social crítica: pensar os indivíduos ou conceituar o todo? Buscamos reconstruir a argumentação de Marx, no sentido de explicitar as referências teóricas e histórico-filosóficas, para recusar a metodologia individualista adotada pelos economistas, própria da filosofia inglesa e buscar ”“ assim como Hegel ”“ colher premissas no comunitarismo grego, mais precisamente, em sua versão aristotélica.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rafael Sousa Siqueira, Instituto Federal de Brasília

    É bacharel e licenciado em Filosofia (2012) pela Universidade de Brasília e desenvolveu na mesma instituição pesquisa de mestrado no Programa de Pós Graduação em Filosofia na linha de Ética e Filosofia Política. É docente efetivo de Filosofia do Instituto Federal de Educação e Tecnologia Brasília - IFB e ministra disciplinas no Instituto São Boaventura - ISB. Possui experiência em filosofia atuando como docente em nível superior, médio e técnico, com ênfase no ensino de História da Filosofia e Filosofia Política. Atualmente possui interesse nos pressupostos filosóficos da crítica dialética à modernidade com ênfase no trajeto que vai de Hegel a Marx.

Referencias

ARISTÓTELES, Política. Trad. De Nestor Silveira Chaves. 2ª ed. Bauru ”“ SP, Edipro, 2009.

_______. Ética a Nicômaco, tradução e notas de Edson Bini. 3ª ed. São Paulo, Edipro, 2013.

DEFOE, Daniel. As Aventuras de Robinson Crusoé. Trad. De Albino Poli Jr. Porto Alegre, L&PM, 2008.

DUSSEL, Enrique. A Produção Teórica de Marx: um comentário aos Grundrisse. Trad. De José Paulo Neto. São Paulo, Expressão Popular, 2012.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do Espírito. Trad. de Paulo Menezes, 5ª ed. Petrópoles, Vozes, 2008. _______. Ciência da Lógica [excertos]. Trad. De Marco Aurélio Werle. São Paulo, editora Barcarolla, 2011.

_______. Linhas Fundamentais da Filosofia do Direito Natural e Ciência do Estado em Compêndio. Trad. De Marcus Lutz Müller. Clássicos da Filosofia: Cadernos de Tradução nº 6. São Paulo, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp. 2003.

_______. Linhas fundamentais da filosofia do direito, ou Direito Natural e Ciência do Estado em Compêndio. Trad. de Paulo Menezes et. al. São Leopoldo, Unisinos, 2010.

HOBBES, Leviatã ou Matéria, Forma e Poder de um Estado Eclesiástico e Civil. Coleção “Os Pensadores”. Trad. De José Paulo Monteiro e Maria Beatriz N. Da Silva. São Paulo, Abril Cultura, 1983.

LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo. Coleção “Os Pensadores”. Trad. De Anoar Aiex e E. Jacy Monteiro. 3ª ed. São Paulo, Abril Cultural, 1983.

MARX, Karl. & ENGELS, Friedrick. Werke. In 40 Bände, Berlin, Dietz Verlag, 1956 - 1963.

_______. A Ideologia Alemã. Trad. de Rubens Enderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Martorano. São Paulo, Boitempo Editorial, 2007.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Trad. de Jesus Raniei. São Paulo, Boitempo Editorial, 2004.

_______. Grundrisse. Trad. De Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo, Boitempo Editorial, 2011.

_______. Para a Critica da Economia Politica. Coleção “Os Pensadores”, trad. De Jose Arthur Giannotti e Edgar Malagodi. São Paulo, Abril Cultural, 1985.

ROUSSEAU, Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desligualdade entre os Homens. Trad. De Lourdes Santos Machado; 3ª Ed. In Coleção Os Pensadores. São Paulo, Abril Culural, 1983.(1)

_______. Do Contrato Social Trad. De Lourdes Santos Machado; 3ª Ed. In Coleção Os Pensadores. São Paulo, Abril Culural, 1983.(2)

SALINAS FORTES, Luiz Roberto. Rousseau: O bom selvagem. São Pulo, LTD, 1989.

SMITH, Adam. Investigação Sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações. Coleção “Os Pensadores”, Trad. De Conceição Cary e Eduardo Nogueira. São Paulo, Abril Cultural, 1984.

WOLFF, Francis, Aristóteles e a Política. Trad. De Thereza Christina F. Stummer e Lygia A. Watanabe. São Paulo, Discurso Editorial, 1999.

Publicado

2015-12-06

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O ROBINSON CRUSOÉ E O ZÓON POLITIKÓN: individualismo metodológico e comunitarismo aristotélico na “introdução” dos Grundrisse de Karl Marx. (2015). PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 4(7), 90-110. https://doi.org/10.26512/pl.v4i7.11667