LETTRE AUX INDOCHINOIS

Simone Weil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v8i15.26176

Keywords:

TraduXio. French Philosophy. Simone Weil. Colonialism

Abstract

Simone Weil (1909-1943) foi filósofa, escritora, ativista política e humanista. Nasceu em Paris, no seio de família judaica. Formou-se em filosofia pela Université de Sorbonne e se tornou a primeira mulher catedrática da França. Militou fervorosamente pela causa dos trabalhadores fabris e, posteriormente, lutou na Guerra Civil Espanhola. Faleceu aos trinta e quatro anos por motivos de saúde.[1]

 

[1] Para mais informações, vide texto disponível em: <https://revistacult.uol.com.br/home/filosofia-e-mistica-em-simone-weil/>. Acesso em: 25 de junho de 2019.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Philippe Claude Thierry Lacour, Universidade de Brasília

    Graduação em Filosofia pela Universidade de Paris-Sorbonne IV (1993), Especialização em Filosofia (1995), Mestrado em Filosofia pela Universidade de Paris-Sorbonne I (1997) e Doutorado em Filosofia pela Universidade de Provence Aix Marseille I (2006). Atualmente, é Professor Adjunto 1 na Universidade de Brasilia (Filosofia Geral e Epistemologia) e Diretor de Programa no College International de Philosophie (Paris). Publicou "La nostalgie de l'individuel: essai sur le rationalisme pratique de G.G. Granger" (Ed. Vrin, 2012). Sua experiência na área de filosofia volta-se, sobretudo, na perspectiva da razão prática (teoria normativa, epistemologia das ciências sociais, filosofia da linguagem), com ênfase na tradição hermenêutica e na filosofia francesa contemporânea (Ricoeur, Granger, Passeron). Tem também experiência na área da tecnologia de tradução assistida por computador, com um projeto de plataforma digital de tradução colaborativa de precisão (https://traduxio.org/)

  • Jade Oliveira Chaia, University of Brazilia

    Graduanda em Filosofia pela Universidade de Brasília (2016). Possui Graduação em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (2010/2014). Interesse em Direito Internacional Público, Direitos Humanos, Justiça de Transição, Filosofia Política e Filosofia da Arte.

  • Felipe Matos Lima Melo, University of Brazilia

    Mestrando em filosofia política pela Universidade de Brasília, graduado em filosofia bacharelado (2018) e graduado em filosofia licenciatura (2018), ambos pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisa na área de Ética e Filosofia Política, com foco no pensamento político moderno, e em especial na filosofia política de Rousseau e suas continuidades na tradição alemã, como em Kant e Marx. Foi integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de 2015 à 2017 e participa do Grupo de Ética e Filosofia Política da Universidade de Brasília, certificado pelo CNPq, desde 2016.

  • Mariana Mendes Sbervelheri, University of Brazilia

    Graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília. Graduada em Biologia pela Universidade Estadual de Campinas. Educadora Ambiental e Professora.

  • Michelly Alves Teixeira, University of Brazilia

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia, na linha Ética, Filosofia Política e Filosofia da Religião, pela Universidade de Brasília. Graduada no curso de bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade de Brasília (2014/2018). Desde os primeiros meses acompanhou atividades extra-curriculares e Grupos de Estudo com especialistas em diferentes linhas de pensamento nas áreas de História da Filosofia contemporânea, Filosofia Política e Estética. Participou, já no primeiro ano da graduação de evento nacional, apresentando comunicação em áreas de interesse. Desenvolveu, entre os anos de 2015 a 2018, Projeto de Iniciação Científica (PIBIC), sob orientação do Professor Dr. Gilberto Tedeia. Possui interesse pela Filosofia Moderna, Contemporânea e Ética e Filosofia Política. 

Published

2019-07-31

Issue

Section

Traduções

How to Cite

LETTRE AUX INDOCHINOIS: Simone Weil. (2019). PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 8(15), 204-210. https://doi.org/10.26512/pl.v8i15.26176

Most read articles by the same author(s)