UMA ANÁLISE HISTÓRICA DA OBRA DIVISIONE DELLA FILOSOFIA, DE BENEDETTO VARCHI
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v11i24.45824Schlagwörter:
Benedetto Varchi. Filosofia. Prática. Real. Renascentista.Abstract
Neste artigo pretendo explorar a obra italiana do século XVI, intitulada de Divisione della filosofia (1895), do escritor Benedetto Varchi, ao refletir acerca de conceitos levantados e discutidos ao longo de toda a história da filosofia, como arte e ciência, ao passo que faço uma análise minuciosa do texto e das concepções expostas pelo historiador. Sob uma ótica histórico-filosófica, pretendo investigar um corpus varchiano do período renascentista, logo, examino os enunciados e inferências do escritor florentino, sob o trato de explicitar sua visão no que concerne à divisão e hierarquização das áreas dos conhecimentos teóricos e práticos da Filosofia. Em seguida, concluo como a classificação que resume mais de dois mil anos de noções advindas das filosofias grega, medieval e renascentista pôde auxiliar na formulação das funções dos saberes e de como esses se relacionam à vida prática dos indivíduos no período do Renascimento.
Downloads
Literaturhinweise
ARISTÓTELES. Metafísica vols. I, II, III, 2ª edição. Ensaio introdutório, tradução do texto grego, sumário e comentários de Giovanni Reale. Tradução portuguesa Marcelo Perine. São Paulo. Edições Loyola. 2002.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. In: Os Pensadores. São Paulo, Abril Cultural, 1973.
AQUINO, Tomás de. Comentário ao Tratado da Trindade de Boécio: questões 5 e 6. São Paulo, Unesp, 2021. Disponível em: https://p300.zlibcdn.com/dtoken/6306ec5e5d90adb7bf3a235d0b2852a5/Coment%C3%A1rio%20ao%20Tratado%20da%20Trindade%20de%20Bo%C3%A9cio%20%28Tom%C3%A1s%20de%20Aquino%29%20%28z-lib.org%29.pdf. Acesso em: 06 ago. 2022.
BLAIR, Ann. Organizations of Knwoledge. In: HANKINS, James. The Cambridge Companion to Renaissance Philosophy. United Kingdom, Cambridge University Press, 2007.
CARBONERO, Iryna Dahmen. Tradução Com Comentários Da Lição Della Maggioranza Delle Arti, De Benedetto Varchi. Guarulhos, 2018. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/bitstream/handle/11600/52566/2018-0507.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 03 ago. 2022.
CRIPPA, Giulia. Cassiodoro e as Institutiones Divinarum Litterarum como fonte histórica para a discussão sobre práticas bibliográficas e organização do conhecimento. Informação & informação, vol. 20, nº 2, 2015, p. 86-117. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2015/12/pdf_23ce8c9942_0000017753.pdf. Acesso em: 08 ago. 2022.
KICKHÖFEL, Eduardo Henrique Peiruque. A Philosophiae partitio de Gregor Reisch. Um mapa para ler o Renascimento. Revista Limiar vol. 2, nº 3, 2014. Disponível em: https://philarchive.org/archive/KICAPP. Acesso em: 03 ago. 2022.
KICKHÖFEL. Framework para o Renascimento. Pensando-Revista de Filosofia, vol. 10, n. 21, 2020. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/9643. Acesso em: 17 jul. 2022.
REISCH, Gregor. Margarita philosophica. Furter, 1973. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=z99ZAAAAcAAJ&oi=fnd&pg=PP6&dq=margarita+philosophica&ots=5a4VJ4s4dz&sig=MA_RZyiRgKIKrc9e5xryCeM6GEQ#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 08 ago. 2022.
VARCHI, Benedetto. Divisione della filosofia. In: RACHELI, Antonio. Opere di Benedetto Varchi. Trieste: Sezione Letterario-Artistica del Lloyd Austriaco. Vol. 2, 1859, pp. 794-796.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.