HISTÓRIA DA FILOSOFIA E FILOSOFIA, TEMAS E PERCURSOS
uma reflexão sobre o ensino de filosofia
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.38716Schlagwörter:
Ensino de Filosofia. História da Filosofia. Didática no Ensino de Filosofia.Abstract
O artigo tem por objetivo extrair a concepção didática do livro Filosofia: temas e percursos de modo a mostrar uma abordagem do ensino de filosofia que privilegie a história da filosofia não como centro, mas como referencial de ensino. Ao fim, o artigo discute os limites e vantagens dessa abordagem.
Downloads
Literaturhinweise
BOLZANI FILHO, Roberto. “Entrevista com Roberto Bolzani Filho: sobre Filosofia: temas e percursos, o ensino de filosofia e a relação entre filosofia e história da filosofia”. In: Trans/Form/Ação, Marília, v. 44, n. 2, p. 17-32, abr./jun., 2021.
CARVALHO, Joaquim de. Hegel e o conceito de história da filosofia. In: HEGEL, G.W.F. Introdução à história da filosofia. Tradução de Antônio Pinto de Carvalho. Coimbra: Editor Sucessor, 1961.
FIGUEIREDO, Vinicius de (org.); BOLZANI FILHO, Roberto; REPA, Luiz; CUTER, João Vergílio; VALENTIM, Marco; NETO, Paulo Vieira. Filosofia: temas e percurso. Manual do professor. Volume único. Ensino Médio. Componente curricular: Filosofia. 2. ed. São Paulo: Berlendis & Vertecchia Editores, 2016.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Introdução à história da filosofia. Coleção Os pensadores, vol. III. Tradução Henrique Cláudio de Lima Vaz, Antônio Pinto de Carvalho. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
SILVA, Franklin Leopoldo e. História da filosofia: centro ou referencial? In: NETO, H. N. (Org..). O ensino de Filosofia no 2º grau. São Paulo: SOFIA: SEAF, 1986, p. 153-162.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2022 PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.