HISTÓRIA DA FILOSOFIA E FILOSOFIA, TEMAS E PERCURSOS

uma reflexão sobre o ensino de filosofia

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.38716

Schlagwörter:

Ensino de Filosofia. História da Filosofia. Didática no Ensino de Filosofia.

Abstract

O artigo tem por objetivo extrair a concepção didática do livro Filosofia: temas e percursos de modo a mostrar uma abordagem do ensino de filosofia que privilegie a história da filosofia não como centro, mas como referencial de ensino. Ao fim, o artigo discute os limites e vantagens dessa abordagem.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Gabriel Frizzarin de Souza, Universidade de São Paulo

    Mestrando no Programa de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP – Brasil. Bolsista Fapesp (processo 2019/27118-8), https://orcid.org/0000-0003-2266-7204. E-mail: gabriel.frizzarin.souza@usp.br

  • Eliakim Ferreira Oliveira, Universidade de São Paulo

    Mestrando no Programa de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP – Brasil.https://orcid.org/0000-0001-7101-5128. E-mail: eliakim.oliveiras@gmail.com

  • Ramon Ordonhes Adriano Ribeiro, Universidade de São Paulo

    Graduando em Filosofia pelo Departamento de Filosofia da FFLCH-USP e Doutorando em Ciência da Informação pela ECA-USP, São Paulo, SP – Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5764-2704. E-mail: ramon.ordonhes@gmail.com.

Literaturhinweise

BOLZANI FILHO, Roberto. “Entrevista com Roberto Bolzani Filho: sobre Filosofia: temas e percursos, o ensino de filosofia e a relação entre filosofia e história da filosofia”. In: Trans/Form/Ação, Marília, v. 44, n. 2, p. 17-32, abr./jun., 2021.

CARVALHO, Joaquim de. Hegel e o conceito de história da filosofia. In: HEGEL, G.W.F. Introdução à história da filosofia. Tradução de Antônio Pinto de Carvalho. Coimbra: Editor Sucessor, 1961.

FIGUEIREDO, Vinicius de (org.); BOLZANI FILHO, Roberto; REPA, Luiz; CUTER, João Vergílio; VALENTIM, Marco; NETO, Paulo Vieira. Filosofia: temas e percurso. Manual do professor. Volume único. Ensino Médio. Componente curricular: Filosofia. 2. ed. São Paulo: Berlendis & Vertecchia Editores, 2016.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Introdução à história da filosofia. Coleção Os pensadores, vol. III. Tradução Henrique Cláudio de Lima Vaz, Antônio Pinto de Carvalho. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

SILVA, Franklin Leopoldo e. História da filosofia: centro ou referencial? In: NETO, H. N. (Org..). O ensino de Filosofia no 2º grau. São Paulo: SOFIA: SEAF, 1986, p. 153-162.

Veröffentlicht

2022-01-12

Ausgabe

Rubrik

Ensaios

Zitationsvorschlag

HISTÓRIA DA FILOSOFIA E FILOSOFIA, TEMAS E PERCURSOS: uma reflexão sobre o ensino de filosofia. (2022). PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 10(21), 349-362. https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.38716