A FORMAÇÃO SOCIAL DO INDIVÍDUO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.38660Palavras-chave:
Educação. Currículo. Políticas Educacionais. Exclusão Institucional.Resumo
O ensaio proposto pretende discutir um aspecto relevante, questionado por profissionais, especialistas em educação e correntes/teorias: a exclusão institucional dos estudantes da EJA. Verificar as principais causas na educação que geram a exclusão institucional e social. Defendendo que através de intervenções eficientes no currículo escolar, é possível modificar a realidade dos estudantes, por meio do desenvolvimento crítico e demais habilidades necessárias ao pleno exercício da cidadania. E com a inclusão do ensino da ética como disciplina, poderia contribuir para melhores resultados. Possível necessidade das escolas se adaptarem à nova realidade do aluno. Reformulação das bases nacionais curriculares que pode centralizar a ação educativa, melhoria e igualdade em todos os níveis escolares.
Downloads
Referências
ALVES, Rubem. A Alegria de Ensinar. 3 ed., São Paulo: ARS Poética, 1994;
AQUINO, Júlio Groppa. A questão ética na educação. Cadernos para o Professor (Juiz de Fora), Juiz de Fora, v. 8, n. 10, p. 16-34, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. 472p. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc>. Acesso em: 16 out. 2019.
BRASIL. Plano Nacional de Educação - PNE. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm> Acesso em: 16 out. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: SEF, 1998. 98 p. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf>. Acesso em: 16 out. 2019.
BRASIL. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm> Acesso em: 16 out. 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
OLIVEIRA, Renato José de. Ética na escola: (Re)acendendo uma polêmica. Revista Educação & Sociedade, ano XXII, nº 76, Vol.22, Outubro/2001, Campinas. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/BPkFM6s4dLDnznStrmLbBSQ/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 16 out. 2019.
PARO, Vitor Henrique. Educação para a democracia: o elemento que falta da discussão da qualidade do ensino. ANPED, 2000. <https://www.anped.org.br/biblioteca/item/educacao-para-democracia-o-elemento-que-falta-na-discussao-da-qualidade-do-ensino>. Acesso em: 16 out. 2019.
RODRIGUES, Neidson. Educação: da formação humana à construção do sujeito ético. Revista Educação & Sociedade, ano XXII, nº 76, Vol. 22, Outubro/2001, Campinas. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/MpfHNQQRP5c4LBvN4pgPpwJ/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 16 out. 2019.
VALENTE, Silza Maria Pazello. Competências e habilidades: pilares do paradigma avaliativo emergente. Parte da Tese de Doutorado; Parâmetros Curriculares e Avaliação nas perspectivas do estado e da Escola – UNESP/Marília, 2002. Disponível em: < https://document.onl/documents/competenciasehabilidades-textoformatado.html>. Acesso em: 16 out. 2019
VALLE, Lilian de. Ainda sobre a formação do cidadão: É possível ensinar a ética? Revista Educação & Sociedade, ano XXII, nº 76, Vol.22, Outubro/2001, Campinas. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/dw9TnpFLGm9MWc8WJV4fFSc/?lang=pt>. Acesso em: 16 out. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.