A ARTE COMO CONTRAPONTO À TÉCNICA MODERNA EM HEIDEGGER
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v8i15.23721Palavras-chave:
Arte. Técnica. Metafísica. Origem.Resumo
Este artigo pretende analisar de que modo a arte, para Heidegger, mostra-se como uma manifestação do ser contrapontual ao modo de ser da técnica moderna ”“ entendida como a época final da metafísica. Para isso, será necessário analisar a noção grega de techné e como essa noção inicialmente está vinculada tanto ao saber da produção de utensílios quanto ao saber da produção artística. Desse modo, veremos como a techné grega, entendida como um saber, transforma-se, com o predomínio da metafísica, em um fazer, desdobrando-se ao longo da história até a época da técnica moderna. A partir da consumação da metafísica na era da técnica, pretendemos mostrar, focados no ensaio A origem da obra de arte (1936), que a arte, para Heidegger, sendo ao mesmo tempo consanguínea e estranha à técnica moderna, mostra-nos uma relação mais original com o ser e com noções a ele vinculadas, como verdade e origem.
Downloads
Referências
DUARTE, André. Heidegger e a obra de arte como acontecimento historial-político. In: Artefilosofia. Ouro Preto, n. 5, 2008. p. 23-34.
HEIDEGGER, Martin. Contribuições à filosofia: do acontecimento apropriador.Trad.Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Via Verita, 2015.
HEIDEGGER, Martin. Nietzsche I. Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
HEIDEGGER, Martin. Origem da obra de arte. In: HEIDEGGER, Martin. Caminhos de floresta. Trad. Irene Borges-Duarte e Filipa Pedroso. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998.
HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. In: HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 2001.
SCHWITTERS, Kurt. Contos Mércio. Trad.Maria Aparecida Barbosa. EDUFSC, 2013.
VATTIMO, Gianni. The ontological vocation of twentieth-century poetics. In: VATTIMO, Gianni.Art's claim to truth. Trad. Luca D'Isanto. Nova York: Columbia University Press, 2008.
WERLE, Marco Aurélio. Heidegger e a produção técnica e artística da natureza. Trans/Form/Ação, Marília, v. 34, 2011. p. 95-108.
WU, Roberto. Heidegger e a possibilidade do novo. Rio de Janeiro. 265. [Tese(doutorado)]. PUC-RJ, 2006.
ZARADER, Marlène. Heidegger e as palavras da origem. Trad. João Duarte. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 PÓLEMOS ”“ Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.