SOBRE O USO DE MATERIAIS “EXTRA-ACADÊMICOS” NO ENSINO DE FILOSOFIA
uma abordagem possível da obra Antígona em conjunto com a música “Vida Loka parte 2” do grupo racionais MC”s
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v5i9-10.11706Palavras-chave:
Ensino de Filosofia. Materiais extra-acadêmicos. Elaboração de aulas.Resumo
O objetivo deste texto consiste na exposição breve de uma discussão acerca do uso de materiais não acadêmicos para a elaboração total ou parcial de aulas de filosofia, a partir da análise de uma aula apresentada por mim aos alunos do ensino médio do CEM 03 do Guará-DF, que abordou a obra Antígona de Sófocles em conjunto com a música Vida loka parte 2 do grupo de rap Racionais mc’s. Num primeiro capítulo, examino um pouco o debate acerca de uma postura ideal do professor em sala de aula, bem como de uma parcialidade ou imparcialidade por parte do mesmo quanto aos assuntos tratados e a própria concepção de história da filosofia deste, porque acho que a crítica ao uso de materiais extra-acadêmicos se dá em parte pela nossa concepção de história da filosofia, em parte por nossa postura parcial ou imparcial dentro de sala de aula, se é que tal postura existe. Para isso, retomo discussões feitas por Paulo Freire acerca dessa postura em sua obra Pedagogia da Autonomia, para posteriormente apresentar e avaliar a aula e sua metodologia.
Downloads
Referências
FREIRE, PAULO. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa- São Paulo: Paz e Terra 1996 (Coleção Leitura).
SÓFOCLES. Antígona. Traduzido do grego por Donald Schuler. ”“ Porto Alegre: L&PM, 2010.
ABBAGNANO, NICOLA. Dicionário de Filosofia; tradução da 1a edição brasileira coordenada e revista por Alfredo Bossi. Revisão da tradução e tradução dos novos textos Ivone Castilho Benedetti. ”“ 5a Ed. ”“ São Paulo: Martins Fontes, 2007.
RACIONAIS MC’S. Vida loka parte 2. Clipe do citado grupo de rap amplamente divulgado nas mídias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Pólemos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.